Fugesp



Bulário Fugesp

Beta bloqueadores
Veja também:  

Propanolol
Farmacologia básica - O propanolol é um bloqueador ß-adrenérgico. Os receptores ß-adrenérgicos são ß1 e ß2 e o propanolol atuam em ambos os receptores. Os receptores ß-adrenérgicos situam-se essencialmente no coração, nos rins, nos brônquio e no tecido adiposo. O beta-bloqueador antagoniza a ação adrenérgica. Farmacologicamente tende a produzir bradicardia, modera a condução do estímulo átrio-ventricular e favorece a queda da pressão arterial. Ao nível dos brônquios, bloqueia a bronco-dilatação, que é própria da ação adrenérgica. É utilizado por via oral.
Dosagem –  A dose média utilizada é de 40 a 80mg/dia podendo-se chegar a doses maiores.
Indicações - Hipertensão arterial, angina pectoris, arritmias cardíacas e tratamento coadjuvante do infarto do miocárdio. Pode ser de utilidade no tratamento de hemicrânia ou enxaqueca. O propanolol é também utilizado no tratamento medicamentoso da hipertensão portal, em doses superiores a 80mg/dia, com ajustes na individualidade dos casos.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – Bloqueio átrio-ventricular, bradicardia, asma brônquica, pneumo-broncopatias e hipotensão. Possibilidade de interação com digitálicos.
Denominação genérica – Propanolol.
Comercialização exemplificada – Inderal (Astra Zeneca), Propanolol (Sigma Pharma, União Química, EMS, Teuto).

 
Veja também:

- Atenolol
- Propanolol

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -