Fugesp



Bulário Fugesp

Terapia para Tiróide
Veja também:  

Tiamazol
Farmacologia básica - As drogas anti tiroidianas são denominadas drogas tilamídicas, especialmente representadas pelo tiamazol e pelo propiltiuracil. São tiouréias que inibem a atividade da peroxidase tiroidiana ou tireoperoxidase, bloqueando a formação de tiroxina. Além disso, o propiltiuracil inibe a conversão periférica de T4 para T3. Os hormônios da tiróide, T4 e T3, estão em equilíbrio com a hipófise, controlando seu equilíbrio hormonal, pelas mensurações séricas de T3, T4 e TSH. É utilizado por via oral.
Dosagem – As doses terapêuticas estão compreendias entre 15 a 60mg/dia, em 3 administrações. As doses são ajustadas sobre supervisão médica e conforme o grau do hipertiroidismo. As doses de manutenção estão habitualmente entre 5 a 15mg/dia. Para crianças utilizam-se 0,4g/kg/peso com administração a cada 8 horas.
Indicações – Hipertiroidismo.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – A possibilidade mais importante é a de depressão da medula com pancitopenia e anemia aplástica, o que demanda controle médico, hemogramas e acompanhamento de T3, T4 e TSH. Existe a possibilidade de lesões cutâneas, dermatite esfoliativa, dispepsias, hepatites, síndrome nefrótica e repercussões para o sistema nervoso central. Há referência rara a hepatite fulminante. A droga é eliminada pelo leite materno, sendo contra indicada em mulheres que estejam amamentando.
Denominação genérica – Tiamazol.
Comercialização exemplificada – Tapazol (Biolab Sanus).

 
Veja também:

- Levotiroxina sódica
- Propiltiuracila
- Tiamazol

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -