Fugesp



Bulário Fugesp

Fígado e vias biliares
Veja também:  

Propranolol
Farmacologia básica – É bloqueador beta-adrenégico e também referido em ‘médico de família’ deste bulário. Em gastroenterologia é utilizado na hipertensão portal e nas manifestações de enxaqueca ou hemicrânia. Apresentado em comprimidos de 10, 20, 40 e 80mg.
Dosagem – Utilizam-se doses de propanolol que oscilam entre 20 a 60mg/dia. A freqüência cardíaca basal não pode ser inferior a 55 batimentos por minuto.
Indicações – Veja betabloqueadores no setor “Médico de Família” deste bulário. Como prevenção primária e controle parcial da hipertensão portal. Em hepatologia utilizam-se doses de 40 a 160mg/dia, dependendo do caso clínico, da idade do paciente e da freqüência cardíaca, bem como da pressão arterial. Nestes casos é parte do tratamento associado à escleroterapia de varizes esofagianas em fase de pré-transplante hepático ou de procedimentos cirúrgicos especiais, como sucede na esquistossomose. O propanol mostrou-se de significante utilidade no tratamento de enxaqueca, tipo de cefaléia que leva o paciente ao gastroenterologista por causar náuseas e vômitos. Nestes casos, doses relativamente baixas da ordem de 10 a 20mg/dia, têm significante possibilidade de afastar as crises, embora o propanolol não se destine ao tratamento agudo da crise de hemicrânia.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – Bronquites com espasmo brônquico e broncopatias crônicas, bradicardia e condições cardio-respiratórias, bem como o uso de drogas usadas concomitantemente.
Denominação genérica – Cloridrato de propranolol
Comercialização exemplificada – Inderal (Astra-Zeneca), Propranolol (FURP).

 
Veja também:

- Espirolactona
- Butilbrometo de escopolamina
- Butilbrometo de escopolamina e dipirona
- Propranolol
- Cynara scolymus L.
- Silimarina
- Lamivudina
- Entecavir
- Adefovir
- Tenofovir
- Interferons alfa 2a e alfa 2b (IFNs)
- Alfapeginterteferona 2a (40 KD) e 2b (12 KD)
- Imunoglobulina humana anti-hepatite B
- Lactulose
- Ácido ursodesoxicólico
- Colestiramina
- Atropina
- Neostigmina

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -