Fugesp



Bulário Fugesp

Antiepiléticos
Veja também:  

Fenitoína
Farmacologia básica - A fenitóina é fenil-hidantoína, apresentando, como a maioria dos antiepiléticos, o núcleo pentatônico, presente nas hidantoínas, nos barbitúricos e na acetil-uréia. Tem meia vida de 7 a 42 horas. A fenitoína atua na permeabilidade da membrana neural, através da bomba Na+K+ ATPase facilitando a extrusão do sódio e incorporação celular do potássio. Liga-se à albumina plasmática na magnitude de 70 a 95%, distribuindo-se amplamente pelos tecidos. Fração pequena, da ordem de 5% é eliminada pela urina, sendo, o restante metabolizado pelo fígado, com formação do metabólito parahidroxifenil, que é inativo. É excretada inicialmente pela bile em seguida pela urina, parcialmente ligada ao ácido glicurônico. É utilizada por via oral ou injetável.
Dosagem – A dose inicial para adultos é de 3 a 4mg/kg/peso e a dose média de uso é de 100mg/dia, podendo ser superior. Doses superiores a 300mg/dia não devem ser empregadas.
Indicações – Epilepsias tipo grande mal, não sendo indicada na forma de ausência.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – Pode ocasionar efeitos cosméticos, como acne, hipertrofia gengival, hirsutismo e vultuosidade facial. O tratamento prolongado está ligado à osteomalácia, neuropatia periférica e degeneração cerebelar, com ataxia irreversível. Efeitos raros incluem hipersensibilidade, alterações dermatológicas, hepatites, pseudolinfoma, lúpus eritematoso e discinesias. As disfunções cognitivas na pessoa idosa costumam ser menos intensas em relação à mesma ocorrência com a carbamazepina. Interage com medicamentos, ressaltando-se a hopoprotrombinemia e tendência hemorrágica.
Denominação genérica – Fenitoína.
Comercialização exemplificada – Hidantal e Hidantal injetável (Sanofi-Aventis), Epelin (Pfizer), Unifenitoin (União Química), Furp-Fenitoína (Furp).

 
Veja também:

- Ácido valpróico
- Carbamazepina
- Clonazepam
- Fenitoína
- Fenobarbital

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -