Fugesp



Bulário Fugesp

Suplementação vitamínica
Veja também:  

Vitamina A
Farmacologia básica – As vitaminas A, D, E e K  são vitaminas lipossolúveis e, por vezes, apresentadas no mesmo produto comercial, sobretudo para uso em crianças. A vitamina A ou retinol encontra-se em óleos como o óleo de fígado de bacalhau, no fígado, e, entre os vegetais, a fonte básica são os carotenóides (caroteno) como na cenoura, por exemplo, ou no tomate (licopeno). A vitamina A tem importantes funções no corpo humano, particularmente na retina e nos epitélios, incluindo mucosas e pele. É necessária ao desenvolvimento humano inclusive para o desenvolvimento normal dos ossos. A sua carência elevada em termos quase históricos ocasiona o que se chama de cegueira noturna. A diversificação alimentar e eventualmente a sua adequada suplementação são extremamente importantes para o organismo humano. Existe, entretanto, hipervitaminose A, constituindo-se de verdadeira intoxicação, embora isso seja de absoluta raridade. É utilizada por via oral em loções e creme para aplicação local cutânea.
Dosagem – As suplementações médias na infância estão compreendidas entre 1200 a 1300µg equivalentes de retinol e na lactante e grávida utilizam-se 800µg/dia de ácido retinóico.
Indicações - Suplementação vitamínica, particularmente no crescimento e na gestação. Análogos dos retinóides são empregados no tratamento de acne.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – É preciso saber que existe hipervitaminose A, quando se usam doses excessivas, constituindo-se numa verdadeira síndrome tóxica. Esta intoxicação se representa por irritabilidade, vômito, perda do apetite, fadiga, dores musculares e inclusive com sintomas neurológicos. Esse quadro habitualmente regride com a retirada do retinol. O que se acaba de descrever, registrado na literatura médica é uma condição bastante rara.
Denominação genérica – Vitamina A, ácido retinóico ou retinol. São pró-vitaminas A o caroteno e o licopeno.
Comercialização exemplificada – Arovit (Bayer), Ad-til (Altana Pharma, Nicomed), Retin-A para acne (Janssen-Cilag) e Roacutan para acne (Roche).

 
Veja também:

- Vitamina B1
- Complexo B
- Vitamina C
- Vitamina A
- Vitamina D
- Vitamina E
- Vitamina K

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -