Fugesp



Bulário Fugesp

Antiparasitários do sistema digestório
Veja também:  

Oxamniquina
Farmacologia básica – A oxamniquina eé um derivado da tetrahidroquinolina, especialmente indicada para o tratamento da esquistossomose mansoni. É bem absorvida por via oral alcançando pico de concentração plasmática entre 1 hora e 1 hora e ½, com meia vida plasmática conpreendida entre 1 e 2,5 horas. Sofre biotransformação com eliminação de matabólitos inativos pela urina.
Dosagem – Adultos. Recomenda-se para o tratamento de S. mansoni a dose de 15mg/kg/peso administradas em dose única. Para crianças abaixo de 12 a dose é de 20mg/kg/peso administradas em duas tomdas no mesmo dia, com amplo intervaleo entre as doses.
Inidcações – Tratamento da esquistossomose mansoni, podendo ser utilizada em qualquer de suas fases sobre controle médico.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – A oxamnequina é por via de regra bem tolerada, tendo grande significado benéfico no tratamento da esquistossomose. Efeitos colaterias podem ocorrer, tipo tontura e sonolência, ao lado de náuseas, dores de cabeça, anorexia e urticária. Raros casos de alterações neuro-psíquicas foram relatados. É contra indicada na gravidez e na lactação, insuficiência hepato-renal, antecedentes convulsivos e na insuficiência cardíaca descompensada.
Comercilização exemplificada – Mansil (Pfizer).

 

 
Veja também:

- Albendazol
- Tiabendazol
- Metronidazol - Tinidazol
- Oxamniquina
- Praziquantel

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -