Fugesp



Bulário Fugesp

Nutrição e Obesidade
Veja também:  

  Fibras, Probióticos e Prebióticos
Farmacologia básica – Não são propriamente fármacos, interessando, entretanto, à terapêutica clínica, orientação alimentar e suplementação comercializada. As fibras são essencialmente de origem vegetal e são resistentes à digestão, não sendo digeridas e assim permanecendo na luz intestinal. Como exemplos de fibras estão as celuloses, as hemiceluloses, as pectinas e as ligninas, além das gomas e mucilagens. De modo geral as fibras alimentares são polímeros de glicose e de outros açúcares, com exceção da lignina que é um polifenol. As fibras têm múltiplas ações benéficas para a saúde, favorecendo o bom funcionamento intestinal por ação hidrófila, podendo favorecer a queda do colesterol e até mesmo prevenir o câncer. As dietas ricas em fibras de populações aborígenes mostraram-se protetoras das doenças dos cólons, quando, comparadas essas populações com grupos populacionais de dietas pobres em fibras ou usuários de alimentos beneficiados, isto é, liberados das fibras que os envolvem, que são importantes. Os probióticos, por outro lado, são representados por bactérias vivas e que pertencem à flora intestinal saudável, tais como os lactobacilos, particularmente o lactobacillus acidophillus. L.plantarum, L.casei, L. bulgaricus, L.reuteri, além do Bifibacterium bifidum e do Saccharomyces boulardii, entre outros componentes da flora intestinal necessária à saúde humana. Denominam-se prebióticos as substâncias não absorvíveis que favorecem o crescimento da microflora intestinal benéfica.
Dosagem – Dependendo do caso clínico e da indicação. A suplementação dietética também é utilizada pela população geral.
Indicações – Normalização das funções intestinais, da nutrição e do equilíbrio da microbiota intestinal.
Contra indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – O emprego da suplementação de fibras e de probióticos, requer indicação e supervisão médica podendo prestar-se inclusive a tratamento de doenças intestinais, além da preservação genérica da saúde. Tais substâncias, particularmente as fibras podem ocasionar efeitos colaterais como a flatulência, cólicas abdominais e modificações do ritmo intestinal, situações estas em que a oferta de fibras está ultrapassando as doses convenientes.
Denominação genérica – Fibras, Probióticos e Prebióticos.
Comercialização exemplificada – Fibras: Fibre 1 (Nestlé), Benefiber (Novartis), Fibersource (Novartis), All Bran (Kellogg’s), Korn Flakes (Kellogg’s), Fibracap (Hebron). Probióticos: Activia (Danone), Sofyl e Yakult 40 (Yakult), Iogurte natural (Nestlé), Iogurte natural (Danone), Iogurte Natural (Vigor), Bio fibras (Batavo).

 
Veja também:

- Orlistate
- Sibutramina
- Suplementação alimentar antioxidante e calórica
- Fibras, Probióticos e Prebióticos

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -