Fugesp



Bulário Fugesp

Anti-hipertensivos e diuréticos
Veja também:  

Losartan potássica
Farmacologia básica – O losartan é um antagonista dos receptores angiotensina II, reduzindo, assim, o efeito hipertensivo da angiotensina. Utiliza o sistema metabólico hepático P450, com formação de um metabólito altamente eficaz quanto ao efeito farmacológico desejado. Esse metabólito tem uma meia vida de 6 a 9 horas. É utilizado por via oral.
Dosagem – A dose terapêutica está compreendia entre 50 a 100mg/dia, conforme o caso clínico e em função da supervisão médica.
Indicações – Hipertensão arterial.
Contra indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – Os efeitos relativos a tosse e sua correlação com edema angioneurótico, descritos para os inibidores da ECA, são bem menores e quase inexpressivos nos antagonistas dos receptores angiotensina II  (losartan). Não há interação medicamentosa com a hidroclortiasida, digoxina, varfarina e fenobarbital. Não deve ser utilizado na gravidez e na lactante, com potencial lesivo para o feto, sendo possível que se excrete pelo leite materno. O potássio e o cálcio devem ser vigiados.
Denominação genérica – Losartan potássica.
Comercialização exemplificada – Cozaar (Merck), Losartan potássio (Eurofarma, Medley, Sandoz, Teuto, Mepha, Biosintética, Ranbaxy).

 
Veja também:

- Captopril
- Maleato de enalapril
- Losartan potássica
- Nifedipina
- Hidroclortiazida
- Clortalidona
- Furosemida
- Bumetanida
- Amilorida e Triantereno

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -