Fugesp



Bulário Fugesp

Corticosteróides
Veja também:  

Prednisona
Farmacologia básica – A prednisona é corticóide, e como os demais corticóides ativos, apresenta em sua fórmula núcleo fenantreno ligado a núcleo pentagonal. O carbono 3 apresenta ligação C=O e  dupla ligação entre os carbonos C4 e C5. A prednisona tem ação glicocorticóide e leve ação mineralocorticóide. Em termos de escala comparada a ação mineralocorticóide é de 0,6 e a ação glicocorticóide é de 4,0. Tem ação anti-inflamatória, anti-reumática, antialérgica e encerra todas as indicações e efeitos positivos dos corticóides que devem sem administrados por via oral, naturalmente sempre sob indicação médica.  É imunossupressora. É metabolizada pelo fígado, atua no metabolismo dos hidratos de carbono e tem ação anti-inflamatória própria dos corticóides, atingindo o núcleo das células através do complexo esteróide-receptor do citoplasma celular; atravessa a membrana nuclear e modifica a expressão gênica DNA-mRNA. É utilizada por via oral.
Dosagem – As doses médias estão compreendidas entre 15 a 60mg/dia, sempre sob supervisão estreita do médico.
Indicações – Todas as indicações dos corticóides a serem utilizados por via oral com efeito mineralocorticóide leve.
Contra indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – As contra indicações são as mesmas de todos os corticóides. Retenção de sódio, edema cushingóide, precipitação diabética, agravamento de infecções, repercussões ósseas (oesteoporose), cardio-vasculares e neuro-psico-musculares são exemplos de efeitos adversos.
Denominação genérica – Prednisona.
Comercialização exemplificada – Meticorten comprimidos de 5mg e 20mg (Schering-Plough), Prednisona (EMS, Teuto, Sigma Pharma, União Química, Abott, Nature’s Plus).

 
Veja também:

- Hidrocortisona
- Prednisona
- Dexametasona
- Budesonida
- Triancinolona - Betametasona e Propionato de Fluticasona

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -