Login:  Senha: 
 

DÚVIDAS FREQUENTES
VOLTAR
EDITORIAL
SINTOMAS E SINAIS DA BOCA DE INTERESSE GASTROENTEROLÓGICO
ENDOSCOPIA EM AÇÃO
DOENÇA CELÍACA
IMAGEM DESTE NÚMERO
FAÇA SEU DIAGNÓSTICO
BIBLIOGRAFIA
AGENDA
TIRE SUAS DÚVIDAS
SAIR (logoff)

 

Revista de Gastroenterologia da Fugesp - SINTOMAS E SINAIS DA BOCA DE INTERESSE GASTROENTEROLÓGICO
Mar/Abr-2001

EDITORIAL

A presente revista de gastroenterologia da FUGESP, a 2ª do ano, leva-nos ao estômago, ao delgado e ao cólon, além de um artigo destinado às lesões da boca.

As técnicas de magnificência endoscópica, que permitem observar a mucosa do tracto digestivo alto ou do cólon, através de aumentos ópticos da ordem de 170X, são apresentadas por nossos pesquisadores. Observe-se que essa modalidade de exame endoscópico é recente no mundo e só atuante em alguns poucos centros internacionais.

A visibilização do delgado através dessa técnica constitui a "Imagem do Número", imagem essa gentilmente cedida pelo Dr. Alberto Queirós Faria. Esse mesmo pesquisador apresenta uma primeira parte, aprofundada, referente à doença celíaca. Essa moléstia ainda oferece largo campo clínico à pesquisa e à prática. Os anticorpos anti-endomísio, o significado das transaminase, as correlações genéticas e os mecanismos auto-imunes são analisados com absoluta atualidade pelo referido autor.

A "Endoscopia em Ação" aproveita a mesma técnica, transpondo-a para o exame do cólon. A experiência da Disciplina de Gastroenterologia da FMUSP avança precocemente com a utilização do colonoscópio de magnificação. O artigo referente ao cólon foi redigido e vivenciado pelo Dr. José Eymard M. de Medeiros Filho.

O exame da boca é partilhado por diversas especialidades: Gastroenterologia, Dermatologia, Otorrinolaringologia e Clínica Geral. O gastroenterologista não está afastado do tema que é abordado ainda que sucintamente nesta edição, o líquen plano da boca, que graças à gentileza do Dr. Dante Antonio Migliani é fotograficamente ilustrado.

O estômago é abordado através do caso clínico onde se apresenta a caracterização da úlcera infecciosa, causada pelo Helicobacter pylori, inclusive fazendo alusão à genotipagem do Helicobacter pelo teste de CLO, técnica desenvolvida no nosso meio por Mattar, R. e Laudanna, A.A. Bom proveito a todos e até breve.


Antonio A. Laudanna
Professor Titular de Gastroenterologia da FMUSP
Presidente da FUGESP

Imprima esta página Imprima esta página

|| PUBLICIDADE
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados - Fugesp | Desenvolvido pela CanalVirtual.com.br