Login:  Senha: 
 

DÚVIDAS FREQUENTES
VOLTAR
EDITORIAL
LINFOMA GÁSTRICO E HELICOBACTER PYLORI
ENDOSCOPIA EM AÇÃO
DOENÇA CELÍACA II
IMAGEM DESTE NÚMERO
FAÇA SEU DIAGNÓSTICO
BIBLIOGRAFIA
AGENDA
TIRE SUAS DÚVIDAS
SAIR (logoff)

 

Revista de Gastroenterologia da Fugesp - LINFOMA GÁSTRICO E HELICOBACTER PYLORI
Maio/Jun-2001

EDITORIAL

No número anterior tivemos uma primeira parte sobre Doença Celíaca, tema que se encontra complementado nesta revista número 12. Conforme afirmei naquela oportunidade, o Dr. Alberto Queiroz Farias, baseado em experiência própria e da Disciplina de Gastroenterologia da FMUSP, deixou-nos atualizados sobre as diversas apresentações clínicas da Doença Celíaca, suas correlações genéticas, sua face imunológica e quais os critérios diagnósticos mais modernos. É a Doença Celíaca desta edição.

No que diz respeito à endoscopia, o Dr. Dalton Marques Chaves ilustra este número com sua importante experiência sobre o "estômago em melancia", denominado "water melon stomach" em língua inglesa. Em edição anterior, quando tratamos da gastropatia congestiva, apontamos o Dr. Dalton M. Chaves como pioneiro na descrição dessa gastropatia na esquistossomose.
"Water Melon Stomach" é outra entidade e sempre acompanha doenças sistêmicas como doenças auto-imunes, hepatopatias e outras.

Quanto à "Imagem do Número", vemos um caso raro de má absorção, no qual o defeito de absorção intestinal está igualmente presente em nível de túbulos renais. O diagnóstico do paciente, lembro-me bem, foi feito através da detecção de aminoacidúria, como acontece na Doença de Hartnup.
Veja a foto e detenha-se sobre ela.

Ainda nesta revista, comparece o Helicobacter pylori, desta vez comentando-se seu significado como agente dos linfomas gástricos. Linfomas do estômago podem ter por etiologia essa bactéria; está bem demonstrada a regressão desses linfomas com a erradicação do Helicobacter pylori. Aliás, o Helicobacter pylori tem a ver também com o adenocarcinoma do estômago.

O diagnóstico deste número, "Faça seu Diagnóstico", visa sempre atualizar o nosso conhecimento nos diagnósticos diferenciais. Evidentemente não posso dizer o diagnóstico, pois seria trair a revista: faça-o você mesmo.

Até a próxima vez.


Antonio A. Laudanna
Professor Titular de Gastroenterologia da FMUSP
Presidente da FUGESP

Imprima esta página Imprima esta página

|| PUBLICIDADE
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados - Fugesp | Desenvolvido pela CanalVirtual.com.br