Login:  Senha: 
 

DÚVIDAS FREQUENTES
VOLTAR
EDITORIAL
HELICOBACTER PYLORI: ASPECTOS ATUAIS
ENDOSCOPIA EM AÇÃO
AMILOIDOSE
IMAGEM DESTE NÚMERO
FAÇA SEU DIAGNÓSTICO
BIBLIOGRAFIA
AGENDA
TIRE SUAS DÚVIDAS
SAIR (logoff)

 

Revista de Gastroenterologia da Fugesp - HELICOBACTER PYLORI: ASPECTOS ATUAIS
Mar/Abr-2002

EDITORIAL

Esta é a 17º Revista de Gastroenterologia da FUGESP e a 2ª editada em inglês e português.

O presente número enfoca o recente método endoscópico representado pela cápsula endoscópica, pequena cápsula que, deglutida, obtém imagens fotográficas e diagnósticas do tracto digestivo. A contribuição desse método, na fase atual, tem sido significante em relação às doenças do intestino delgado. Outros segmentos do tracto digestivo podem ser examinados por esse método, mas, presentemente, o intestino delgado é a área para a qual, a cápsula se mostrou de maior proveito. Para diagnósticos relativos ao delgado mostrou-se melhor do que outros métodos, inclusive em relação à enteroscopia.

O assunto teve grande ênfase no DDW de 2002 o que nos é muito bem exposto pelos doutores Artur Parada, Manoel Galvão Neto, Paulo Bechara Poletti, Thiago Secchi e Ying S. Tung. Neste número de nossa revista, os referidos pesquisadores apresentam-nos a cápsula, comentam a literatura pertinente e as principais apresentações havidas no DDW 2002 e mostram a sua própria experiência - única experiência brasileira - a propósito da cápsula endoscópica. Ilustram bem o seu trabalho.

Amiloidose e aparelho digestivo, consideradas as formas primárias e secundárias, são objeto de publicação, nesta revista, da Dra. Claudia Pinto Marques de Oliveira.

Amiloidose hepática, os dados clínicos sobre amiloidose, a importância da eletroforese e imunoeletroforese, com exemplificação, fazem parte do conteúdo desta revista de modo muito proveitoso.

Na parte introdutória demos uma rápida visão dos temas atuais referentes ao Helicobacter pylori. Procuramos abordar os aspectos da literatura e das pesquisas mais recentes sobre o assunto.

O diagnóstico a ser feito por você, caro leitor, e a imagem do número completam esta publicação que nos parece bastante enriquecedora.

Até a próxima edição.

Antonio A. Laudanna
Professor Titular de Gastroenterologia da FMUSP
Presidente da FUGESP

Imprima esta página Imprima esta página

|| PUBLICIDADE
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados - Fugesp | Desenvolvido pela CanalVirtual.com.br