Login:  Senha: 
 

DÚVIDAS FREQUENTES
VOLTAR
EDITORIAL
HELICOBACTER PYLORI: ASPECTOS ATUAIS
ENDOSCOPIA EM AÇÃO
AMILOIDOSE
IMAGEM DESTE NÚMERO
FAÇA SEU DIAGNÓSTICO
BIBLIOGRAFIA
AGENDA
TIRE SUAS DÚVIDAS
SAIR (logoff)

 

Revista de Gastroenterologia da Fugesp - HELICOBACTER PYLORI: ASPECTOS ATUAIS
Mar/Abr-2002

HELICOBACTER PYLORI: ASPECTOS ATUAIS

Antonio A. Laudanna


A importância do "Helicobacter pylori" na gênese das úlceras gástricas e duodenais, além de seu papel no desenvolvimento de linfomas e carcinomas gástricos, está bem estabelecido.

Os infoques atuais da pesquisa giram principalmente em torno da carcinogênese, da metaplasia gástrica, da resistência à terapêutica, da relação entre tratamento (erradicação) e refluxo gastroesofágico, do papel CagA+ ou CagA-, papel do gen supressor p53 e da presença e grau de apoptose nas áreas da mucosa colonizadas pelo H.pylori, principalmente quando instalada metaplasia.

No que diz respeito ao tratamento, confirma-se a excelente ação da claritromicina associada à amoxicilina e ao esomeprazol. O esomeprazol é S-isômero do omeprazol. Os tratamentos que se valem da tríplice associação claritromicina, amoxilina e esomeprazol levam à erradicação da bactéria em mais de 90% dos casos, conforme estudos bem conduzidos na Europa e no Canadá.

Quanto ao câncer gástrico, consideram-se os seguintes fatores carcinogênicos: a condição genética do hospedeiro, a virulência do Helicobacter pylori, fatores dietéticos, presença de hipocloridria, bem como a presença ou ausência de metaplasias.

Nunca será demais reforçar o papel do Helicobacter pylori na carcinogênese gástrica e a possibilidade praticamente total de que ele seja mesmo erradicado, constituindo-se essa erradicação em medida anti-cancerígena.

Em relação às cepas CagA+ ou CagA-, as pesquisas atuais mostram a elevação do risco de ulceração gastroduodenal nas infecções H. pylori CagA+.
O gen supressor de tumores p53 mostra mutação nas condições metaplásicas e atróficas decorrentes do H. pylori. O H. pylori não atua por elevação de nitrosaminas.

A correlação entre inflamação por H. pylori, formação de radicais livres e alterações do DNA tem sido objeto de investigações que indicam a seguinte conclusão: estresse oxidativo, H. pylori e desarranjos do DNA encontram-se associados.

É interessante também registrar que não há demonstração de haver piora das dispepsias gástricas com GERD (refluxo gastroesofágico) antes ou após a erradicação do H. pylori.

Aspectos igualmente atuais, ainda muito sujeitos a investigações comprobatórias, são as eventuais correlações entre H. pylori e doenças sistêmicas, tipo doenças dermatológicas, bronquites, doenças coronarianas e doenças arteriais periféricas.

Imprima esta página Imprima esta página

|| PUBLICIDADE
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados - Fugesp | Desenvolvido pela CanalVirtual.com.br