Login:  Senha: 
 

DÚVIDAS FREQUENTES
VOLTAR
EDITORIAL
MÉTODOS DIAGNÓSTICOS DE INFECÇÃO PELO HELICOBACTER PYLORI
ENDOSCOPIA EM AÇÃO
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL EM GASTROENTEROLOGIA
IMAGEM DESTE NÚMERO
FAÇA SEU DIAGNÓSTICO
BIBLIOGRAFIA
AGENDA
TIRE SUAS DÚVIDAS
SAIR (logoff)

 

Revista de Gastroenterologia da Fugesp - MÉTODOS DIAGNÓSTICOS DE INFECÇÃO PELO HELICOBACTER PYLORI
Maio/Jun-2002

EDITORIAL

Este é o 18º número da Revista de Gastroenterologia da FUGESP. Esta edição, como as que a precederam, procura divulgar os conhecimentos gastroenterológicos através de textos sólidos, porém não pesados e que transmitam experiência de pesquisadores e especialistas de forte embasamento universitário.

As imagens, particularmente a "Imagem do Número", são recurso ativo, agradável, curioso e penetrante, que favorece muito o ensino e a meditação. De fato, a Revista de Gastroenterologia da FUGESP procura ensinar estimulando sempre o pensar.

Neste número, a Dra. Rejane Mattar apresenta-nos, calcada em experiência própria, os diversos meios para se detectar o Helicobacter pylori, quer, para reconhecê-lo vivo na infecção, através da uréia 14C ou 13C, quer para identificá-lo mesmo quando tenha sido erradicado, o que se faz com a pesquisa de anticorpos. Analisa os métodos de caracterização das toxinas Vac-A e Cag-A e o processo de realização laboratorial da genotipagem dessa bactéria.

As doutoras Cláudia Pinto Marques de Oliveira e Nidia Pucci colocam-nos frente à importante face da Gastroenterologia referente à Nutrição e Nutrologia. Descrevem a avaliação nutricional, visando utilidade clínica e de pesquisa, inclusive aportando tabelas e quadros.

O Dr. Shinishi Ishioka, através de imagens, torna a página "Endoscopia em Ação" vivamente útil para o adestramento do diagnóstico endoscópico. As legendas, por si só, encerram o conteúdo didático e meditativo.

Veja, prezado leitor, a "Imagem do Número" e o caso clínico em "Faça o seu Diagnóstico". É a sua participação nesta revista que é toda feita para você.

Antonio A. Laudanna
Professor Titular de Gastroenterologia da FMUSP
Presidente da FUGESP

Imprima esta página Imprima esta página

|| PUBLICIDADE
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados - Fugesp | Desenvolvido pela CanalVirtual.com.br