Login:  Senha: 
 

DÚVIDAS FREQUENTES
VOLTAR
EDITORIAL
COMBINAÇÕES TERAPÊUTICAS NA ERRADICAÇÃO DO HELICOBACTER PYLORI
ENDOSCOPIA EM AÇÃO
HIPERESPLENISMO
IMAGEM DESTE NÚMERO
FAÇA SEU DIAGNÓSTICO
BIBLIOGRAFIA
AGENDA
TIRE SUAS DÚVIDAS
SAIR (logoff)

 

Revista de Gastroenterologia da Fugesp - COMBINAÇÕES TERAPÊUTICAS NA ERRADICAÇÃO DO HELICOBACTER PYLORI
Set/Out-1999

EDITORIAL

A Revista de Gastroenterologia da FUGESP, em seu número 2, traz imagens bonitas, dados médicos importantes e informações de destaque.

É interessante como, através de imagens "bonitas", o aprendizado se torna agradável, penetrante e até indelével. A "imagem deste número", por exemplo, parecendo-se, ao primeiro relance, com um fim de tarde abrasado e sanguinolento, que mergulha num lago, na verdade nos ensina que a circulação colateral visível no abdome distendido por ascite, nas cirroses, é também vista à laparoscopia, mostrando-se o peritônio parietal com aspecto quase típico de hipertensão portal. Durante a realização da peritonioscopia, é bom guia, em direção ao fígado, o ligamento redondo evidenciado no centro da imagem (observação do Dr. Flair Carrilho).

De grande ensinamento sobre "lesões elevadas" vistas à endoscopia "per-oral", é a imagem com que o Dr. Shinishi Ishioka ilustra seu conciso e excelente artigo sobre "lesões elevadas" vistas à endoscopia alta.

Os diversos esquemas terapêuticos utilizados na erradicação do "Helicobacter pylori" são apresentados e embasados em experiência de nosso grupo de estudos.

Como correlação com a literatura deixamos citada, na bibliografia, a coletânea de trabalhos sobre o assunto, apresentada pelo "European Helicobacter pylori Study Group", trabalhos esses publicados em "abstracts" em número suplementar da revista Gut de l998.

O hiperesplenismo, condição freqüentemente enfrentada pelo gastroenterologista, encontra-se apresentado na forma de "perguntas e respostas", permeando os aspectos conceituais, a caracterização diagnóstica, suas variantes, as hipóteses etiológicas e apresentações clínicas.

A agenda gastroenterológica ano 2000 consta deste número.

A todos os leitores de nossas revistas, aos nossos amigos e amigos da Gastroenterologia e da Nutrição, desejamos Bom Natal, com 2000 votos de felicidade.

Antonio A. Laudanna
Professor Titular de Gastroenterologia da FMUSP
Presidente da FUGESP

Imprima esta página Imprima esta página

|| PUBLICIDADE
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados - Fugesp | Desenvolvido pela CanalVirtual.com.br