Login:  Senha: 
 

DÚVIDAS FREQUENTES
VOLTAR
EDITORIAL
CÂNCER PRECOCE NO ESTÔMAGO
ENDOSCOPIA EM AÇÃO
HEPATITE C
IMAGEM DESTE NÚMERO
FAÇA SEU DIAGNÓSTICO
BIBLIOGRAFIA
AGENDA
TIRE SUAS DÚVIDAS
SAIR (logoff)

 

Revista de Gastroenterologia da Fugesp - CÂNCER PRECOCE NO ESTÔMAGO
Mar/Abr-2000

EDITORIAL

Aqui estamos em nosso 5º número da Revista de Gastroenterologia da FUGESP, ofertando-lhe, prezado leitor, nossos temas, nossas imagens, nosso diagnóstico a ser feito, bibliografia e agenda.

Tudo nos ensina.

Apresentam-se dois artigos de grande importância: o câncer gástrico e a hepatite C. O Dr. Claudio l. Hashimoto que trabalha e pesquisa na Disciplina de Gastroenterologia Clínica da FMUSP, onde desenvolve seu tema de tese, esteve participando das atividades do Centro Nacional de Câncer de Tóquio, a expensas da JICA (Japan International Cooperation Agency), sob orientação do Prof. Dr. Hitoshi Kondo.

Suas pesquisas desenvolvem-se no Brasil, no HC-FMUSP, cuja Disciplina de Gastroenterologia tenho a honra de dirigir. O Dr. Claudio Hashimoto, além de nos oferecer os conceitos, dados epidemiológicos e clínicos relativos ao câncer do estômago, apresenta-nos material próprio na busca do diagnóstico precoce desse câncer, visando, sempre que possível, a mucosectomia, que consiste na retirada endoscópica da pequena área de mucosa que contenha o câncer "in situ". A mucosectomia bem indicada e bem executada pode levar à cura em torno de 95 a 100% dos casos. Nesta Revista, os dados do Dr. Claudio Hashimoto são apresentados em dois artigos, consistindo o segundo artigo na "Endoscopia em Ação".

A Dra. Cláudia Pinto Marques de Oliveira é também da Disciplina de Gastroenterologia Clínica da FMUSP, onde se doutorou desenvolvendo tese sobre estresse oxidativo na isquemia/reperfusão do fígado (trabalho experimental no rato). Durante seu doutorado esteve também pesquisando em Roma, na escola do Prof. Giovanni Gasbarrine, amigo de São Paulo, do Brasil e de nosso grupo de pesquisa.

Nesta revista a Dra. Claudia Oliveira põe em pauta a hepatite C: seu risco, suas conseqüências, sua "traição", pois que, muitas vezes, afeta o homem sem deixar pistas de entrada e, muitas vezes, só se revela quando já em fase crônica. Promove cirrose e câncer no fígado.

A imagem deste número? - Só vendo.

O diagnóstico a ser feito? - Só fazendo. Caro leitor, não se esqueça: em agosto de 2.000, entre os dias 10 e 12, teremos o VII ENCONTRO INTERNACIONAL DE GASTROENTEROLOGIA, que reúne as escolas médicas ao redor da FMUSP.

Convido-o como entusiasta do evento e com muita amizade.

Antonio A. Laudanna
Professor Titular de Gastroenterologia da FMUSP
Presidente da FUGESP

Imprima esta página Imprima esta página

|| PUBLICIDADE
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados - Fugesp | Desenvolvido pela CanalVirtual.com.br