Login:  Senha: 
 

DÚVIDAS FREQUENTES
VOLTAR
Espirolactona
Butilbrometo de escopolamina
Butilbrometo de escopolamina e dipirona
Propranolol
Cynara scolymus L.
Silimarina
Lamivudina
Entecavir
Adefovir
Tenofovir
Interferons alfa 2a e alfa 2b (IFNs)
Alfapeginterteferona 2a (40 KD) e 2b (12 KD)
Imunoglobulina humana anti-hepatite B
Lactulose
Ácido ursodesoxicólico
Colestiramina
Atropina
Neostigmina
TIRE SUAS DÚVIDAS
SAIR (logoff)

 

Bulário Fugesp - Fígado e vias biliares


Interferons alfa 2a e alfa 2b (IFNs)
Farmacologia básica - Os interferons (IFNs) são proteínas com propriedades antivirais de origem celular que diferem entre si por sua estrutura polipeptídica e por suas aplicações clínicas. Os interferons são IFN-a, IFN-ß e IFN-¡. O interferon utilizado no combate às hepatites B e C simplesmente denomindo interferon na prática é o interferon-a (IFN-a) nas suas apresentações alfa 2a e alfa 2b. São utilizados habitualmente por via subcutânea. Não se conhece inteiramente o mecanismo de ação dos interferons, sabendo-se que têm receptores celulares e que atuam na transcrição celular de genes, na síntese de proteínas e de enzimas celulares. Os interferons utilizados na terapêutica são interferons produzidos por técnica do DNA recombinante. São também empregados em Oncologia.
Dosagem – No tratamento das hepatites B e C utilizam-se o interferon IFN-a na dose de 3 milhões de unidades por via subcutânea, 3 vezes por semana durante 4 meses a um ano, respeitadas as possibilidades, as idades, os efeitos colaterais ou adversos. O Interferon a-2b é empregado na dose de 5 milhões de unidades diariamente na hepatite B, durante 16 semanas. Na hepatite C utilizam-se 3 milhões de unidades, 3 vezes por semana, durante 18 meses. Os resultados favoráveis alcançados com os interferons não peguilados alfa 2a ou alfa 2b são da ordem de 37 a 40%.
Indicações – Tratamento das hepatites crônicas por vírus B e vírus C.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – Os interferons alfa 2a e alfa 2b podem causar febre, anorexia, perda de peso, prejuízos de cognição e fraqueza intensa. Na dependência da dose podem ocorrer arritmias cardíacas, náuseas, vômitos, leucopenia, mialgias, proteinúria e disfunções hepáticas. Os pacientes idosos são mais sensíveis aos efeitos colaterais em quaisquer dos esquemas de dosagem utilizados. O uso em crianças, em gestantes e lactantes é inconveniente, salvo casos especiais sob estrita indicação e supervisão médicas.
Denoninação genérica – Interferon alfa 2a e alfa 2b.
Comercialização exemplificada – Intron-A (Schering-Plough), Roferon-A (Roche), Blauferon A e Blauferon B (Blausiegel), Kinnoferon 2a (Bergamo).

Imprima esta página Imprima esta página

|| PUBLICIDADE
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados - Fugesp | Desenvolvido pela CanalVirtual.com.br