Login:  Senha: 
 

DÚVIDAS FREQUENTES
VOLTAR
Biperideno
TIRE SUAS DÚVIDAS
SAIR (logoff)

 

Bulário Fugesp - Antiparkinsonianos


Biperideno
Farmacologia básica – O biperideno é 3-biperidino-1-fenil-1-bicicloheptenil-1-propanol. É um anticolinérgico predominantemente de ação central, absorvido por via oral e de pico de concentração plasmática após 1,5 horas. Sua meia vida plasmática é de 21 horas. O biperideno une-se de modo competitivo aos receptores muscarínicos, especialmente M1. Seu mecanismo de ação consiste no bloqueio dos receptores de acetilcolina ao nível do núcleo estriado, favorecendo a transmissão de dopamina. A dopamina, na doença de Parkinson está altamente reduzida na substância negra e núcleo estriado, falta de dopamina essa que é a causa neuro-química da doença de Parkinson.  É utilizado por via oral.
Dosagem – A dose média é da ordem de 10 a 20mg/dia, com ajustes progressivos iniciados com doses menores, conforme a necessidade na individualidade dos casos.
Indicações – Síndromes parkinsonianas principalmente quando acompanhadas de rigidez e tremor. Sintomas extrapiramidais. Acatisia e efeitos neuromusculares decorrente do uso de neurolépticos. Pode ser útil na intoxicação por organofosforados e na intoxicação nicotínica.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – O biperideno está absolutamente contra indicado nos portadores de glaucoma agudo, em obstruções do trato digestivo e no íleo paralítico. Seu uso deve ser afastado ou cauteloso nos portadores de adenoma de próstata e em afecções cardiovasculares que favoreçam taquicardia. Pode promover secura na boca, constipação, turvação visual, dilatação das pupilas e retenção urinária.
Denominação genérica – Biperideno.
Comercialização exemplificada – Akineton (Abbott), Cinetol (Cristália), Cloridrato de Biperideno (Abbott).

Imprima esta página Imprima esta página

|| PUBLICIDADE
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados - Fugesp | Desenvolvido pela CanalVirtual.com.br