Login:  Senha: 
 

DÚVIDAS FREQUENTES
VOLTAR
Brometo de ipratrópio
Dipropionato de beclometasona
Bromidrato de fenoterol e sulfato de terbutalina
Sulfato de salbutamol
Teofilina
TIRE SUAS DÚVIDAS
SAIR (logoff)

 

Bulário Fugesp - Antiasmáticos


Brometo de ipratrópio
Farmacologia básica – O brometo de ipratrópio é derivado da atropina, é N-propil derivada de atropina. Tem ação anti-colinérgica e por esse mecanismo é broncodilatador com vantagem sobre a atropina, por não promover manifestações sistêmicas. A broncodilatação é gradual alcançando o máximo entre 30 a 60 minutos após a inalação, o que persiste durante 8 horas. Os anticolinérgicos são específicos antagonistas dos receptores muscarínicos, largamente presentes na enervação parassinpática das vias aéreas. O seu uso na asma está geralmente associado a outras drogas como agonistas ß-adrenérgicos, teofilina e outros. É utitilizado na forma de aerossol e inalação.
Dosagem – Adultos (inalação): 0,250-0,500 mg/ 20-40 gotas/1-2 ml a cada 4 a 6 horas. Crianças acima de 5 anos: 0,125-0,250 mg/10-20 gotas/0,5-1 ml a cada 4 a 6 horas. Crianças menores de 5 anos:  a critério médico.
Indicações – Asma brônquica. Broncoespasmo. Broncopatias obstrutivas.
Contra indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – Respeitadas as dosagens e a indicação, excetuadas hipersensibilidades, não há contra indicação maior.
Denominação genérica – Brometo de ipratrópio.
Comercialização exemplificada – Atrovent, Combivent e Duovent (Boehringer Ingelheim), Bromovent (Bergamo), Ipraflux (Glenmark), Brometo de ipratrópio (Biosintética, Prati-Donaduzzi, União Química).

Imprima esta página Imprima esta página

|| PUBLICIDADE
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados - Fugesp | Desenvolvido pela CanalVirtual.com.br