FUGESP
Revista de Gastroenterologia da Fugesp - SINTOMATOLOGIA DA DOENÇA PEPTICO-ULCEROSA
Jan/Fev-2000

EDITORIAL

A Clínica das Doenças Péptico-Ulcerosas transformou-se radicalmente nos últimos 20 anos. O conhecimento de agente bacteriano causador de úlcera - Helicobacter pylori -, o surgimento de drogas que inibem a bomba protônica, das quais o Omeprazol é paradigma, foram os fatores principais de todas essas mudanças de cenário. Antes dessa fase, a caracterização da doença péptica pela história clínica da dor fazia prever, com elevado acerto, a doença péptica que se iria encontrar. Já não é mais assim.

Na época atual, com a mudança de cenário, o quadro clínico não é mais típico. Por essa razão ficam recordados, nesta publicação, os quadros clássicos da doença péptico-ulcerosa, ainda úteis no diagnóstico diferencial das dores epigástricas. Na atualidade o tratamento das úlceras e gastrites é muito mais eficaz. A imagem do "Helicobacter pylori", que encabeça o artigo sobre o tema, representa bem a nova era iniciada em 1983.

Ainda nesta publicação, em outro artigo, a Dra. Claudia de Oliveira, analisa as características dos diagnósticos diferencias das duas moléstias inflamatórias intestinais, proeminentes na nossa época: Doença de Crohn e a Retocolite-ulcerativa. A própria "imagem do número" ilustra o tema.

O "caso clínico" leva-nos á Hepatologia, onde se enfoca o vírus C, as hepatites crônicas, a cirrose hepática, com valorização descritiva da biópsia do fígado. Conforme as características desta revista, o diagnóstico se revela sob o "click" no final do texto.

A endoscopia em ação trata de assunto que deve ser sempre alertado: o câncer gástrico. Que este número lhe seja proveitoso, caro leitor!

Até logo mais.

Antonio A. Laudanna
Professor Titular de Gastroenterologia da FMUSP
Presidente da FUGESP

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP