FUGESP
Bulário Fugesp - Suplementação vitamínica


Vitamina B1
Farmacologia básica - A vitamina B1 ou cloridrato de aneurina tem fórmula genérica que contém os núcleos da pirimidina e do tiazol com nitrogênio, enxofre e radicais fosforados. É essencial à vida havendo históricos episódios de beriberi que representa a carência máxima dessa vitamina. Atua no metabolismo intermediário dos hidratos de carbono, sobre o sistema nervoso periférico e central com efeitos inclusive para o aparelho cardio-respiratório e aparelho digestivo. É utilizada por via oral ou parenteral. É particularmente útil nas neurites e nas deficiências ocasionadas pelo alcoolismo.
Dosagem – É utilizada em doses que oscilam entre 30 a 300mg/dia.
Indicações – Deficiência vitamínica, desnutrição, neurite alcoólica e síndromes de hipovitaminose B relacionadas ao alcoolismo, como a síndrome de Wernicke e psicose de Korsakof. Nas polineuropatias e mialgias de modo geral.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – Praticamente inexistentes, desde que observadas as indicações corretas e as doses terapêuticas adequadas.
Denominação genérica – Vitamina B1, tiamina ou aneurina.
Comercialização exemplificada – Benerva (Bayer), Citoneurin B1, B6 e B12 (Merck), Miocitalgan (Merck), Mionevrix B1, B6, B12 e Dipirona (Aché).

 

www.fugesp.org.br
FUGESP - Fundação Médico-Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo
Rua Itacolomi, 601 - 4º andar - Conjunto 46 - Higienópolis - Cep: 01239-020 - São Paulo - SP
© Copyright 2005, FUGESP