Login:  Senha: 
 

DÚVIDAS FREQUENTES
VOLTAR
EDITORIAL
INFLUÊNCIA DA PRESSÃO ABDOMINAL
ENDOSCOPIA EM AÇÃO
FORMAS GRAVES DA DOENÇA DE CROHN
IMAGEM DESTE NÚMERO
FAÇA SEU DIAGNÓSTICO
BIBLIOGRAFIA
AGENDA
TIRE SUAS DÚVIDAS
SAIR (logoff)

 

Revista de Gastroenterologia da Fugesp - INFLUÊNCIA DA PRESSÃO ABDOMINAL
Jan/Fev-2002

EDITORIAL

Este número, o 16º de nossa publicação eletrônica da Revista de Gastroenterologia da Fugesp - " FUGESP's Review of Gastroenterology " - é o primeiro que se publica em inglês.

Este fato é uma grande honra para nossa Fundação ( Fundação Médico Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo). A revista tornou-se agora bilíngüe. Nesta edição diversas matérias são apresentadas, todas sempre embasadas na experiência do autor ou em pesquisa própria. O clássico modelo das publicações dos trabalhos científicos não é o que adotamos em nossas publicações eletrônicas , porque o nosso propósito é a divulgação da Gastroenterologia e da Nutrição, de forma que o conteúdo universitário e científico não seja pesado para a leitura eletrônica. O que buscamos é o aprendizado e a informação científica para a prática médica. Os temas tratados nessa revista foram redigidos por investigadores universitários com experiência no exercício da gastroenterologia.

O Dr. Tomás Navarro ocupa-se do problema referente à pressão intra abdominal e o aparecimento da GERD, em pacientes com ascite e varizes esofageanas. A Dra. Claudia Pinto Marques de Oliveira apresenta sua experiência a propósito da Doença de Crohn na sua complicação fistulizante: comenta o tratamento e a conduta médica. O Dr. Paulo Sakay, cirurgião e renomado endoscopista apresenta suas pesquisas e experiência referentes à ligadura elástica das varizes esofageanas.

A "Imagem do Número" , deve ser vista e meditada, dispensando comentários prévios. Por fim sempre temos um caso clínico para treino: "Qual o seu diagnóstico?".

Antonio A. Laudanna
Professor Titular de Gastroenterologia da FMUSP
Presidente da FUGESP

Imprima esta página Imprima esta página

|| PUBLICIDADE
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados - Fugesp | Desenvolvido pela CanalVirtual.com.br