Fugesp



 Dia Do Médico – 18/10/2008

DIA DO MÉDICO – 18/10/2008

 
TomgrafoTomógrafo
A medicina é ciência e arte, de complexidade extrema, requerendo sacrifício pessoal do médico, para quem não há noite nem dia. Na luta contra a morte encerra a medicina valores verdadeiramente sublimes. A FUGESP cumprimenta e agradece a todos os médicos, cujos limites entre profissão e sacerdócio, indiscutivelmente pendem para o sacerdócio. A modernidade, figurada no tomógrafo ao lado, é também avanço médico, sendo oportuno lembrar que todos os aparelhos modernos e sofisticados e os avançados métodos diagnósticos de hoje, não andariam e a ninguém poderiam salvar, não fosse a atuação do médico de sempre.
 
MedalhaMedalha pelo Prêmio Nobel
 
Ainda no Dia do Médico, registre-se que o Prêmio Nobel de Medicina 2008 foi concedido nada mais, nada menos, aos descobridores do vírus da AIDS (HIV) e do papiloma vírus (HPV), principal causa de câncer do colo uterino. Que contribuição para a humanidade! O HIV foi isolado na década de 80, especialmente em 1983, graças às pesquisas de Luc Montagnier e Françoise Barré-Sinoussi, ambos franceses, vencedores do prêmio. Montagnier saudou o pesquisador americano Robert Gallo, cujos trabalhos foram concomitantes, considerando que ele também seria merecedor do prêmio. Harald zur Hausen, do Centro de Pesquisa do Câncer de Heidelberg, Alemanha, descobriu o papiloma vírus humano (HPV), do qual surgiu a vacina anti-HPV, que protegerá as mulheres do câncer de colo de útero.
 
Prof. Flamnio FveroProf. Flamínio Fávero (Arquivo FUGESP).
A FUGESP homenageia a memória do Prof. Flamínio Fávero no Dia do Médico. O Prof. Flamínio falecido na década de 80, criou o Conselho Regional de Medicina de São Paulo, tendo sido portador da carteira de médico CREMESP número 1. Estruturou o Código de Ética Médica; lutou cientificamente contra o crime, pois era criminologista médico, tendo sido diretor da então Penitenciária do Estado. Foi professor e diretor da Faculdade de Medicina da USP onde, sedimentou a Medicina Legal brasileira que se tornou pariada às melhores do mundo na época. Trilhou o caminho pelos quais Oscar Freire não pôde andar: Oscar Freire faleceu precocemente, e coube a Flamínio Fávero a pesquisa e o ensino de Medicina Legal em São Paulo. Em homenagem a Oscar Freire fundou o Instituto Oscar Freire da Faculdade de Medicina da USP, o maior centro de estudo da especialidade, talvez hoje, infelizmente um tanto desprotegido.
News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -