Fugesp



 Boletim
Tópicos sobre obesidade
Na foto ao lado está uma jovem com sobrepeso, com índice de massa corpórea de 32. O sobrepeso pode levar à obesidade franca e a obesidade franca pode chegar ao diabetes.

 veja mais

A Bactéria do Estômago
A partir de 1983, dois pesquisadores australianos comprovaram que muitas úlceras do estômago e duodeno são causadas por uma bactéria. Desse modo, essas úlceras são uma doença infecciosa e são tratadas pelos médicos através de antibióticos.

 veja mais

Tópicos Sobre Estresse Oxidativo
A vitamina C é o ácido ascórbico, sendo essa vitamina de grande valor anti-oxidativo. Anti-oxidativo quer dizer que bloqueia grande parte do estresse oxidativo.

 veja mais

Duas Palavras Sobre a Doença De Chagas
A figura ao lado, reproduzida do Professor Samuel B. Pessoa – 1951, mostra o protozoário Trypanosoma cruzi causador da Doença de Chagas. Essa doença atinge essencialmente coração e aparelho digestivo e foi completamente descrita pelo brilhante brasileiro Carlos Chagas, que identificou o protozoário no sangue de animais e do homem, descreveu a doença e identificou o transmissor, inseto do gênero Triatoma.

 veja mais

Esquistossomose
A esquistossomose é uma parasitose potencialmente grave que compromete o intestino e o fígado e pode provocar ascite (barriga d’água), vômitos de sangue, alterações intestinais com perda de sangue pelas fezes, e leva à morte se não tratada.

 veja mais

Oswaldo Cruz
Oswaldo Cruz, médico cientista brasileiro, foi o grande herói médico que combateu as epidemias que ocorreram no Rio de Janeiro, São Paulo e Santos no final do século XIX e início do século XX. Nasceu em São Paulo, em São Luiz do Paraitinga em 5/08/1872 e faleceu no Rio de Janeiro a 11/02/1917.

 veja mais

Médicos Filhos De Japoneses Da Casa De Arnaldo - Homenageam Fugesp
Neste ano de 2008 comemora-se no Brasil com respeito, fraternidade e gratidão, o centenário da imigração japonesa. De fato, os primeiros imigrantes japoneses aportaram em Santos a 10 de julho de 1908, trazidos do porto de Kobe pelo navio Kasato Maru.

 veja mais

Malefícios do Alcool
O alcoolismo é um grande flagelo da humanidade. É uma doença na verdade, contra a qual é preciso alertar sobretudo os moços. A pessoa por insegurança pessoal, por exemplos familiares e sociais, por fatores genéticos, torna-se dependente do álcool. Passa a ser seu escravo.

 veja mais

Dia Do Médico – 18/10/2008
A medicina é ciência e arte, de complexidade extrema, requerendo sacrifício pessoal do médico, para quem não há noite nem dia. Na luta contra a morte encerra a medicina valores verdadeiramente sublimes. A FUGESP cumprimenta e agradece a todos os médicos, cujos limites entre profissão e sacerdócio, indiscutivelmente pendem para o sacerdócio.

 veja mais

Malefícios do Tabagismo
O tabaco comum é um grande inimigo da humanidade e mata muita gente. O tabaco contém numerosas substâncias químicas que são causadoras de câncer, denominados cancerígenas.

 veja mais

Dia Do Médico – 18/10/2009
No Dia do Médico de 2009 a FUGESP homenageia três médicos de São Paulo: três professores, três pilares, três estacas.

 veja mais

Dia do Médico 18/10/2010
A FUGESP homenageia, no Dia do Médico 2010, o Prof. Sebastião de Almeida Prado Sampaio, um forte da Dermatologia Brasileira. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, da qual nunca se separou, trilhando o caminho da prática dermatológica, do ensino e da pesquisa. Deixou numerosos e profundos trabalhos da especialidade.

 veja mais

Calendário Oficial de Vacinação
Calendário de Vacinação Oficial da Secretaria Estadual de Imunização 2012

 veja mais

Dia do Médico 18/10/2011
A FUGESP homenageia como médico do ano 2011 o saudoso professor Ricardo Brentani, que nos deixou a 29/11/2011, surpreendido por morte súbita, cardíaca, precedida de plena lucidez e vitalidade, aquela mesma que o acompanhou com brilhantismo durante sua vida.

 veja mais

Dia do Médico 18/10/2012
A FUGESP presta homenagem no dia do médico 2012 ao Dr. Shinya Yamanaka, prêmio Nobel de Medicina em 2012, compartilhando o prêmio com o notável cientista e biólogo, Dr. John Gurdon.

 veja mais

Dia do Médico 18/10/2013
A Fundação de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo – FUGESP, rende homenagem à memória do Dr. Daher Cutait no Dia do Médico de 2013.

 veja mais

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -