Fugesp



 Tópicos sobre obesidade

TÓPICOS SOBRE OBESIDADE

Na foto ao lado está uma jovem com sobrepeso, com índice de massa corpórea de 32. O sobrepeso pode levar à obesidade franca e a obesidade franca pode chegar ao diabetes. Os índices de massas corpórea são: 20 a 25 (normal), de 25 a 30 (sobrepeso), acima de 30 (obesidade) e maior do que 40 (obesidade mórbida). O índice de massa corpórea (IMC) é a relação entre o peso e o quadrado da estatura. IMC = Peso/ Estatura².

 

A foto ao lado, fotografia do parque Ibirapuera São Paulo (foto original) ilustra o tripé para da prevenção e tratamento da obesidade: orientação alimentar, exercícios e cultura do espírito. As orientações dietéticas devem ser balanceadas. Os alimentos energéticos são os carboidratos, lípídeos ou gorduras e proteínas. O emagrecimento deve ser orientado por médico, geralmente auxiliado por nutricionistas e professores de educação física.

 

A foto ao lado, mostra uma raça de ratos que facilmente tornam-se obesos e diabéticos, por modificação genética que sofrem. São da raça geneticamente denominadas db-db ou ob-ob. Esses animais prestam-se muito ao estudo da obesidade e das doenças que ela acarreta.

 

 

A figura ao lado representa esquematicamente a constelação neuro-endócrina (Laudanna A.A. – FUGESP). Essa interação ocorre entre as células adiposas ou adipócitos com o encéfalo, hipotálamo, fígado, estômago, pâncreas e intestinos, como se vê no esquema. O tecido gorduroso produz hormônios e não é apenas um tecido de reserva gordurosa. Os hormônios do tecido adiposo são a leptina e a adiponectina.

Para saber mais faça o curso Obesidade e Doenças na Prática Médica da FUGESP (para estudantes e especialistas da área).

 

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -