Fugesp



 Dia do Médico 18/10/2010

DIA DO MÉDICO 18/10/2010

Prof. Sebastião de Almeida Prado Sampaio
(1919-2010) 
Fonte: Folha de São Paulo

A FUGESP homenageia, no Dia do Médico 2010, o Prof. Sebastião de Almeida Prado Sampaio, um forte da Dermatologia Brasileira. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, da qual nunca se separou, trilhando o caminho da prática dermatológica, do ensino e da pesquisa. Deixou numerosos e profundos trabalhos da especialidade. Assumiu a cátedra de dermatologia da FMUSP em 1960, tornando-se Professor Emérito da mesma faculdade em 1989. Seguiu a força moral e dignidade médicas do Prof. João de Aguiar Pupo que o antecedeu na disciplina de dermatologia da USP.

Foi Diretor Clínico do Hospital da Clínicas, Presidente da Associação Médica Brasileira e membro do Comitê  Internacional de Dermatologia.
 
A pele é o manto que o médico primeiro vê no exame físico. O Prof. Sampaio observava-a em toda a profundidade, sendo preciso no diagnóstico, característica da escola de Aguiar Pupo. Honesto, honrado e idealista, saiu da vida a beira do Dia do Médico, falecendo a 19 de outubro de 2010. Trabalhou na especialidade até os últimos dias, cumprindo a expressão que ele mesmo deixou em uma de suas falas:
 
“a solução para não envelhecer é continuar sempre aprendendo, ensinando e trabalhando”.


 

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -