Fugesp



 Dia do Médico 18/10/2011

Dia do Médico 18/10/2011

 
                                                    Prof. Ricardo Brentani (Fonte: FAPESP)
 
 
 A FUGESP homenageia como médico do ano 2011 o saudoso professor Ricardo Brentani, que nos deixou a 29/11/2011, surpreendido por morte súbita, cardíaca, precedida de plena lucidez e vitalidade, aquela mesma que o acompanhou com brilhantismo durante sua vida. Foi nascido em Trieste em 1937, falecendo pois, com 74 anos como professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 O prof. Brentani caracterizou bem a dimensão sem limites da carreira médica tendo iniciado o seu caminho pela bioquímica, onde se doutorou sob a orientação de Isaias Raw. No caminho da sua vida de pesquisa tracejada entre microscópios e laboratórios, quer de Bioquímica pura, quer de Biologia Celular e Histopatologia, viveu entre microscópios, bancadas de laboratórios, cientistas brasileiros e internacionais, sempre rodeado de alunos e discípulos. Era franco e amigo, gracejando frequentemente, para amenizar a trajetória do seu pensamento científico que a gente via abstrato em seu rosto.

 Caminhou cientificamente em direção ao estudo do câncer, com contribuições próprias e fazendo escola. Tornou-se destacado professor de Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, tendo, então, na roda de seus discípulos, pesquisadores de ciências básicas, oncologistas clínicos e cirurgiões. É por isso que dissemos que ele configurou bem a dimensão da medicina, estendendo-se da bancada dos laboratórios à direta aplicação clínica e cirúrgica. Vem, a propósito, a clássica expressão em língua inglesa: from the bench to the bedside -  da bancada do laboratório à beira do leito.
 
Sem dúvida, terá sido em São Paulo, o primeiro professor a levar as bases oncológicas e as técnicas mais modernas para o estudo aprofundado do câncer em nível celular e molecular. Ocupou cargos de grande destaque como Diretor do Instituto Ludwig, Diretor-Presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP, Diretor da Fundação Antonio Prudente que mantém o Hospital do Câncer AC Camargo, tudo girando ao redor de sua cabeça que sempre  esteve na Faculdade de Medicina da USP. Sua esposa, Dra. Mitzi Brentani, esteve-lhe sempre ao lado. Em colaboração com o Professor Giovanni Guido Cerri, atual Secretário da Saúde do Estado de São Paulo, criou o Instituto de Radiologia da USP.

Conheci-o de perto, ainda ao tempo em que ele fazia seu cursinho para entrar na Faculdade de Medicina e, mais tarde, nos afazeres de docência e pesquisa da mesma escola.
 
Fez amigos, fez alunos, fez escola.
 
Adeus Brentani
 

Texto de Antonio A. Laudanna


 

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -