Colchicina 
    Farmacologia  – A  colchicina é um alcalóide extraído do Colchicum  autumnale, sendo empregada desde a antiguidade na inflamação da gota.  A colchicina não diminui os níveis  plasmáticos de ácido úrico, tendo outro mecanismo de ação não inteiramente  conhecido, parecendo ter efeito inibitório da quimiotaxia, interferindo na ação  dos polimorfonucleares na inflamação gotosa das articulações. Interfere na  mitose celular. A colchicina é eliminada parcialmente pelos rins e sofre  metabolização hepática. É utilizada por via oral e excepcionalmente e muito  cautelosamente por via venosa. 
    Dosagem – As doses de 0,5mg são  usadas a cada 2 ou 3 horas na fase aguda da gota até que apareça a diarréia. Em  outros casos utilizam-se comprimidos de 0,5mg ao dia em média. A dose média não  pode exceder 6mg/dia por via oral. 
    Indicações  – Artrite gotosa, pseudogota, febre do mediterrâneo, doença de Behçet e na  artrite sarcóide. 
    Contra  Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – Promove diarréia que é o  momento de interrupção do seu uso no tratamento dos quadros agudos da gota. O  seu uso combinado com probenecid pode elevar a própria hiperurecemia e induzir  à gota aguda.  
    Denominação  genérica - Colchicina. 
    Comercialização  exemplificada – Colchitrat (UCI-Farma), Colchis (Apsen).   |