Fugesp



Bulário Fugesp

Constipantes Anti-diarreicos
Veja também:  

Cloridrato de difenoxilato e cloridrato de loperamida
Farmacologia básica – O difenoxilato e a loperamida são congêneres da mepiridina, portanto incluídos entre os opiácios. A ação anti-diarréica resulta de efeito sobre a musculatura lisa do trato digestivo, provavelmente atuando nos receptores opióides da mucosa. São utilizados por via oral.
Dosagem – A loperamida é empregada na dose de 4mg/dia pra o adulto no inicio do quadro diarréico, passando-se a 2mg que podem ser repetidos, não se devendo exceder 16mg em 24hs. O difenoxilato é apresentado em comprimidos de 2,5mg não se devendo exceder a dose de 20mg no adulto, em 24hs.
Indicações – Diarréias agudas não infecciosas, inespecíficas, com utilização em prazos curtos.
Contra Indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – Pertencendo ao mesmo grupo dos opióides, as intoxicações são correspondentes ao que pode ocorrer na intoxicação pela morfina, inclusive com depressão respiratória, tremores, mioclonias, dilatação das pupilas, hiperatividade reflexógena e mesmo convulsões. Tais efeitos decorrem do excesso das drogas e na prática não são vistos, desde que sejam respeitadas as doses e as indicações corretas. A longo prazo poderão levar à dependência. Os opiácios do grupo da morfina são antagonizados por naloxone e nalorfina.
Denominação genérica – Cloridrato de difenoxilato e cloridrato de loperamida.
Comercialização exemplificada – Imosec (Janssen–Cilag) e Lomotil (Pfizer).


 

 
Veja também:

- Cloridrato de difenoxilato e cloridrato de loperamida

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -