Fugesp



Bulário Fugesp

Corticosteróides
Veja também:  

Hidrocortisona
Farmacologia básica – A hidrocortisona ou cortisol é um corticosteróide de elevada importância clínica podendo ser aplicado intravenosamente em casos graves que requeiram esse glicocorticóide. É produzido pela suprarrenal em interação com o ACTH hipofisário.  Atua sobre o metabolismo da glicose, intervindo no metabolismo sódio-potássio com retenção de sódio. Tem ação sistêmica e tópica. Os corticosteróides pertencem à classe dos esteróides, formados pelo grupo fenantreno ligado a anel pentagonal. A dupla ligação entre os carbonos 4 e 5 e metilação do carbono 10 com radical hidroxila do carbono 11 e ligação C=O do carbono 3 são características de sua fórmula. Os corticosteróides ativos atuam diretamente no núcleo celular e sobre o DNA, com intervenção no mRNA e sua correlação na formação de proteínas. O transporte citoplasmático se faz através de um complexo esteróide-receptor que atinge a membrana nuclear e a atravessa. A ação anti-inflamatória resulta de bloqueio da A2 fosfolipase da membrana celular, com conseqüente ação sobre o ácido aracdônico e a partir dele na formação de ciclo-endoperóxidos e leucotrienes. Tem ação mineralocorticóide e glicocorticóide na escala de 1,0 e 1,0, com ação anti-inflamatória igualmente de 1,0. É utilizado por via venosa e tópica.
Dosagem – Por via venosa é utilizado na dose média de 100mg/dia, podendo chegar a 500mg/dia em condições especiais, no estresse cirúrgico, situações emergenciais e como pulso de corticóide.
Indicações – Em todas as situações que requeiram corticosteróides, como em casos clínico-cirúrgicos agudos, asma brônquica, condições alérgicas de toda gravidade e na reposição de corticosteróides por deficiência primária e secundária das suprarrenais. A indicação é sempre médica.
Contra indicações, efeitos colaterais e interação medicamentosa – A eficiência dos corticosteróides não os livra de seus efeitos colaterais que são múltiplos e requerem amplo conhecimento médico. Retenção de sódio, edema cushingóide, precipitação diabética, agravamento de infecções, repercussões ósseas (oesteoporose), cardiovasculares e neuro-psico-musculares são exemplos de efeitos adversos, que devem ser balanceados em cada caso.
Denominação genérica – Succinato de hidrocortisona.
Comercialização exemplificada – Solu-cortef (União-Química), Cortisoston (Ariston), Hidrosone (Cellofarm), Hidrocortex (Bergamo), Succinato sódico de hidrocortisona (Eurofarma), Stiefcortil (Stiefel), Viofórmio-hidrocortisona tópico (Novartis), Terra-cortril pomada (Pfeizer) e Cipro HC (Alcon).

 
Veja também:

- Hidrocortisona
- Prednisona
- Dexametasona
- Budesonida
- Triancinolona - Betametasona e Propionato de Fluticasona

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -