Fugesp



Revista de Gastroenterologia da Fugesp

INFLUÊNCIA DA PRESSÃO ABDOMINAL

Veja outras matérias:

EDITORIAL

Este número, o 16º de nossa publicação eletrônica da Revista de Gastroenterologia da Fugesp - " FUGESP's Review of Gastroenterology " - é o primeiro que se publica em inglês.

Este fato é uma grande honra para nossa Fundação ( Fundação Médico Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo). A revista tornou-se agora bilíngüe. Nesta edição diversas matérias são apresentadas, todas sempre embasadas na experiência do autor ou em pesquisa própria. O clássico modelo das publicações dos trabalhos científicos não é o que adotamos em nossas publicações eletrônicas , porque o nosso propósito é a divulgação da Gastroenterologia e da Nutrição, de forma que o conteúdo universitário e científico não seja pesado para a leitura eletrônica. O que buscamos é o aprendizado e a informação científica para a prática médica. Os temas tratados nessa revista foram redigidos por investigadores universitários com experiência no exercício da gastroenterologia.

O Dr. Tomás Navarro ocupa-se do problema referente à pressão intra abdominal e o aparecimento da GERD, em pacientes com ascite e varizes esofageanas. A Dra. Claudia Pinto Marques de Oliveira apresenta sua experiência a propósito da Doença de Crohn na sua complicação fistulizante: comenta o tratamento e a conduta médica. O Dr. Paulo Sakay, cirurgião e renomado endoscopista apresenta suas pesquisas e experiência referentes à ligadura elástica das varizes esofageanas.

A "Imagem do Número" , deve ser vista e meditada, dispensando comentários prévios. Por fim sempre temos um caso clínico para treino: "Qual o seu diagnóstico?".

Antonio A. Laudanna
Professor Titular de Gastroenterologia da FMUSP
Presidente da FUGESP

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -