Fugesp



Revista de Hepatologia

FUNÇÃO HEPÁTICA 2 - DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DAS ICTERÍCIAS

Veja outras matérias:

EDITORIAL

Excelente e atual esta publicação de nossa Revista de Hepatologia FUGESP, em seu 5º número.

A Dra. Suzane Kioko Ono-Nita, que foi residente do HC FMUSP, permaneceu 5 anos na Universidade de Tokyo, onde conquistou Ph.D. e foi vencedora do Prêmio Sheyla Sherlok, só outorgado a 25 pesquisadores no mundo!

A Dra. Suzane fala-nos sobre o tratamento da hepatite B que, como relata, ocasiona 1,2 milhões de mortes por ano.

Considera a possibilidade terapêutica do interferon, passando a seguir a analisar a lamivudina e as novas drogas que se encontram em fase de observação clinica. Refere-se ao famciclovir, adefovir, entecavir e emtricitabine.

A lamivudina já tem posição assentada no uso clínico, promovendo normalização da ALT e melhora da condição histológica em aproximadamente 70% dos casos com reativação crescente da ação viral e aparecimento de mutantes do vírus B. As novas drogas e a combinação das mesmas constituem a nova luta terapêutica contra os vírus mutantes.

O diagnóstico diferencial das icterícias é tema gastroenterológico de substancial importância e ocupa grande extensão da Hepatologia. A Dra. Cláudia P. M. de Oliveira, colaboradora competente da FUGESP e pesquisadora da FMUSP, encara o assunto com adequação e experiência, dando proveito a todos nós.

O Caso Clínico e a Imagem do Número não devem ser comentados, pois, se assim se fizesse, perderiam a própria finalidade de motivar interesse, curiosidade científica, meditação e treino clínico.

Entre na revista, caro leitor, e até a próxima vez.

.

Prof. Dr. Antonio A. Laudanna
Professor Titular de Gastroenterologia da FMUSP
Presidente da FUGESP

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -