Fugesp



Jornal de Gastroenterologia

VESÍCULA BILIAR E VIAS BILIARES

Veja outras matérias:

VESÍCULA BILIAR E VIAS BILIARES


I - MOTILIDADE DA VESÍCULA BILIAR AVALIADA PELO ULTRA-SOM

As dimensões e volume da vesícula biliar têm sido avaliados por diversos métodos, especialmente através de fármacos radioativos. Mais recentemente, tem-se aplicado o método ultra-sonográfico para avaliar o volume da vesícula biliar e seu esvaziamento.

INTERESSE DO ASSUNTO

O interesse do estudo do esvaziamento vesicular liga-se, por exemplo, ao diagnóstico das situações que determinam hipomotilidade vesicular, pois o esvaziamento retardado da vesícula biliar pode favorecer a deposição de cristais de colesterol na parede da mesma, com formação de cálculos.

A reabsorção de água favorece a referida formação de cálculos. O método interessa a múltiplos aspectos da fisiologia e fisiopatologia .

Através do ultra-som, o volume vesicular é calculado a partir da mensuração dos 3 maiores diâmetros da vesícula, a saber: longitudinal (L), transversal (T) e ântero-posterior (AP).

Para o cálculo do volume (V) da vesícula biliar em ml, utiliza-se a fórmula:

V=p /6 x L(cm) x T(cm) x AP(cm)

Damião, A.O.M.C. e colaboradores (da Faculdade de Medicina da USP-1996) estudaram 40 indivíduos normais (21 mulheres e 16 homens) e encontraram o valor médio normal do volume vesicular = 21,5 +/-1,37ml, apurando também alta reprodutibilidade do método (r = 0,97).


Demonstração ultra-sonográfica de dois principais
diâmetros da vesícula biliar em um paciente portador de colelitíase.

Imprima esta página - Imprima esta página

News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -