Fugesp



 Medicina de Ponta

Medicina de Ponta

As pesquisas médicas envolvendo células pluripotentes, do grupo das “stem cells”,  ocupam vasto espaço na pesquisa médica avançada.

Novos ângulos estão em investigação.

É o caso das denominadas células progenitoras de células endoteliais, inclusive sobre o papel das mesmas na neo-angiogênese de tumores e abrindo amplo campo de interesse clínico e, como se espera, terapêutico.

As células progenitoras do endotélio vascular localizam-se primariamente na medula óssea, onde se encontram as células multipotentes da hematopoiese. A cultura dessas células são exeqüíveis e representam a principal fonte para as pesquisas referentes a células progenitoras do endotélio (CPE).

As CPEs protegem a íntima dos vasos, participam da reparação do endotélio, quando sujeito a eventuais danos. Em culturas obtidas mesmo a partir do sangue periférico, crescem células tipo CPEs, as quais, ainda no laboratório, esboçam formação de neo-vasos.

Outros fatores entram em jôgo, tais como o fator de crescimento de células endoteliais (VEGF) ou “growth factor” vaso-endotelial, agentes promovidos pela anóxia, linfócitos e linfocinas, bem como múltiplos anticorpos. Fatores todos, agora referidos, que atuam no controle do endotélio. Medicamentos também interferem. As pesquisas que buscam quantificar as células CPE em diversas situações, evidenciaram  que os indivíduos sob ação de estatinas mostram produção maior de CPEs, o que igualmente  acontece em decorrência do exercício físico.

Entre os primeiros trabalhos nessa área, destacam-se as publicações de Asahara, T et al(2), na atualidade fortemente ampliados e em trajeto que busca, com sólidas perspectivas, aplicações clínicas e terapêuticas. Revisão recente do assunto deve-se a Mayr, M et al(1).

Referências bibliográficas do Texto

l) May M, Niederseer D and Niebauer J. From bench do bedside: what physicians need to know about endoithelial progenitor celles. The American Journal of Medicine 2011; 124;489-497

2) Asahara T, Masuda H, Takashi T et a. Bone marrow origin of endothelial progenitor cells responsible for postnatal vasculogenesis in physiological and pathological nevovascularization, Circ Res. l99; 85:221-228 
News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -