Fugesp



 Nutrição e Obesidade - Cirurgia Bariátrica e Metabolismo
Cirurgia Bariátrica e Metabolismo
 
Verdadeira novidade para meditação cautelosa é a análise atual, após l5 anos de experiência , da cirurgia bariátrica, tipo “by pass” em Y de Roux realizada sobre o estômago.
 
A questão não diz respeito apenas à significante perda de peso, que já está perfeitamente documentada, nem quanto à indicação medica, quando bem conduzida em centros especializados na aplicação desse método cirúrgico,com devido suporte clínico, no tratamento da obesidade. A visão abre-se para os resultados metabólicos e hormonais, máxime considerando-se o diabetes tipo 2.
 
Os resultados inclinam-se muito a favor, o que não deve favorecer precipitações médicas, mas, isto sim, não deixar o médico de meditar sobre o assunto até por razões metabólicas.
 
Já vasta literatura atual versa sobre o assunto, faltando, ainda, avanço maior nas análises comparativas entre tratamento clínico exclusivo e clínico-cirúrgico, com enfoque agora na questão metabólica.
 
Já se tem assegurado em bases clínicas sólidas a significativa atuação do procedimento cirírgico em favor das condições metabólicas,trendo como parâmetros a glicemia,regulação  hormonal e até mesmo casos de verdadeira cura do diabetes. Por outro lado, tem-se defendido a possibilidade vantajosa de se utilizar  a cirurgia bariátrica não apenas em adultos, mas também em jovens adolescentes. Alguns enfoques da literatura consideram jovens moças com distúrbios gineco-hormonais, que são  obesas e portadoras de ovário policístico, hemorragias disfuncionais , entre outras condições mórbidas. Os resultados apontam para melhora do equilíbrio  hormonal e até mesmo  o retorno à fertilidade e ovulação. Pode haver inclusive favorecimento  para o setor ósseo. 
 
Os males que acompanham a obesidade, como a hiperternsão arterial, infartos e anginas e, naturalmente, o diabetes, encontram propícia ação terapêutica com o méto cirírgico, que sempre será clínico-cirúrgico.
 
A cirirgia bariátrica de que falamos , que atua sobre o estômago, veio substituir as operações que enciurtavam o delgado, deixando ampla alça cega anastomosada ao sigmóide. Era cirurgia iattrogênica, embom temçpo abolida.
 
A assistência clínica e psicológica, por vezes psiquiátrica, não podem faltar, desde antes do ato operatório, no período cirúrgico e após a realização do mesmo. O comer muito menos, como comanda o estômago reduzido, tem repercussões pscológicas ou psiquiátricas, além da adaptação à nova maneira de viver. Estes aspectos, considerados na literatura, não contraindicam o tratamento.
 
Ainda  há  muito o que estudar na área. Deixo referida importante revisão, com lO anos de seguimento de Iamerigo Iaconelli e Simona Panunbzi e colas. , da Universidade Católica de Roma.(Iaconelli, A e Panunzi S et al. Effects of bilio-pancreatic diversion on diabetic complications. Diabetes Care 20ll;34:56l-567).
News
Medicina de Ponta
Gastroenterologia e Hepatologia
Nutrologia e Nutrição
Revistas Fugesp
Bulário Médico
Ética e Bioética
Imagem do mês
Fugesp -