Login:  Senha: 
 

DÚVIDAS FREQUENTES
VOLTAR
EDITORIAL
PERSPECTIVA DA NUTRIÇÃO PARA O SÉCULO XXI
OBESIDADE INFANTIL x DESENVOLVIMENTO
NUTRIÇÃO PARENTERAL
CURSO 99 - TEMA 3
IMAGEM DESTE NÚMERO
PERGUNTAS E RESPOSTAS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TIRE SUAS DÚVIDAS
SAIR (logoff)

 

Revista de Nutrição e Saúde - NUTRIÇÃO E OBESIDADE
Mai/Jun-1999

PERSPECTIVAS DA NUTRIÇÃO PARA O SÉCULO XXI

Dados obtidos da conferência proferida pela Professora Jocelem no
Iº Encontro de Nutrição e Obesidade de Piracicaba em 26/06/99.
PROFESSORA TITULAR DE NUTRIÇÃO DA ESALQ-USP

A nutrição deverá se firmar como um corpo de recomendações dietéticas e de hábitos de vida que visam à manutenção da saúde, privilegiando importantes aspectos: longevidade, qualidade de vida, saúde e prevenção de câncer.

Para tanto, a manutenção do peso adequado é fundamental para o equilíbrio dos mecanismos de defesa, homeostase e reações oxidativas do organismo.

A obesidade, o acúmulo de gordura em última análise, é de etiologia multifatorial. Um organismo predisposto geneticamente, em meio sócio-familiar de hábitos "engordativos" e sedentário, fatalmente evoluirá para a obesidade.

A obesidade vem aumentando nos países desenvolvidos de tal forma que se transformou em um problema de saúde pública. No nosso meio, 20% da população na faixa dos 25 aos 64 anos é obesa. Nos Estados Unidos a porcentagem é maior, atinge 35% da população adulta jovem.

A obesidade agrava a morbidade de uma série de doenças cada vez mais freqüentes também, devido ao aumento da idade média das populações.

  • Diabete tipo II
  • Hipertensão
  • Hipercolesterolemia
  • Câncer de próstata, da mama, de cólon e reto

Em todo programa de saúde, a prevenção é sempre o melhor tratamento; que o controle precoce da ingestão de açúcar retarda a instalação do diabete tipo II sabe-se há tempo; que uma dieta com muito pouco sal previne, e em muitas circunstâncias trata a hipertensão, também se sabe; dietas pobres em gorduras e açúcar previnem e tratam os estados hipercolesterolêmicos. O que se enfatiza atualmente é que a restrição de sal evita por si só a incidência do câncer do estômago e dietas equilibradas ajudam eficientemente a previnir outros cânceres, constituindo estes conhecimentos a grande contribuição da ciência da nutrição nos últimos anos.

Não é qualquer câncer, até onde se saiba, que tem sua incidência diminuída sob o uso de dietas adequadas, mas sim o câncer da mama, câncer da próstata e câncer do cólon e reto.

O mecanismo etiológico proposto seria o seguinte: a obesidade aumenta o metabolismo hormonal, esta requisição metabólica extra aumentaria o estresse oxidativo que, por sua, vez afetaria o DNA favorecendo a eclosão do câncer.

No Congresso da Finlândia, foram apresentados dados populacionais dos últimos 20 anos, que sugerem fortemente que em populações sob dietas equilibradas diminui a incidência de câncer.

Reverter a tendência nitidamente ascendente da incidência de obesidade e câncer é o grande desafio dos programas de saúde para o próximo século.

A população precisa ser educada desde a infância a reduzir o consumo de alimentos calóricos:

  • Carne vermelha
  • Molhos
  • Frituras
  • Gorduras saturadas
  • Maionese
  • Carboidratos simples (açúcar)

Ser incentivada, educada desde a infância, a ingerir frutas e verduras (alimentos ricos em fibras). As fibras bloqueiam parcialmente a absorção das gorduras absorvendo parte dos sais biliares, essenciais para a digestão e absorção das gorduras (formadores das micelas).

As fibras também retardam a digestão e absorção da glicose.

Alimento fibroso precisa de mais mastigação, que por sua vez promove um aumento do volume de saliva e melhora o processo da digestão oral.

A mastigação prolongada, repetitiva, age através de estímulos nervosos nos centros da saciedade diminuindo a fome.

Alimentos fibrosos retardam o esvaziamento gástrico, prolongando a sensação de saciedade.

Os rótulos dos alimentos deveriam trazer informações precisas sobre o valor calórico e nutritivo. Não bastam as rotulações "light" e "diet", que se podem tornar propaganda enganosa.

Os exercícios físicos são essenciais ao combate contra a obesidade!

A população deveria estar alertada contra os malefícios da vida sedentária. As indústrias deveriam ser incentivadas a promover, entre seus funcionários, o exercício diário de esforço moderado, por exemplo andar 40 min. por dia, sabendo-se que 1 vez por semana deve-se praticar um exercício aeróbico (tênis, natação, futebol). Pressionar os poderes públicos, pelas vias legais, a criar ciclovias, tornando a prática de andar de bicicleta um esporte seguro.

A população educada quanto a hábitos alimentares:

  • Incentivaria os restaurantes do tipo "Fast Food" a oferecer salada nas refeições.
  • Reivindicariam das lanchonetes que funcionam dentro das escolas a oferta de alimentos apropriados. Exemplo: sanduíche de peito de peru e queijo, sucos de frutas, sanduíches naturais, frutas "in natura" ao invés de refrigerante, batata frita, hambúrguer com maionese, cachorro quente com maionese, chicletes e balas.

Devido à dificuldade de erradicar hábitos alimentares, como as frituras, a indústria alimentícia americana desenvolveu e já foram aprovadas pelo FDA duas substâncias substitutas da gordura:

Olestra (aprovada em 1996) - é um lipídio modificado quimicamente de valor calórico próximo de zero e inerte como alimento usado somente para fritura.

Simpless - uma proteína também modificada quimicamente, com valor calórico mais baixo do que a gordura, 4 cal/g, usada em molhos e cremes.

A Profª. Jocelem não considera estes dois produtos como alimentos funcionais, visto que não possuem ação nutritiva e são substâncias modificadas quimicamente.
Alimentos funcionais são substâncias naturais que além das propriedades nutritivas podem prevenir e controlar doenças.
Recomendações Nutricionais para Prevenção do Câncer de Próstata, Mama, Cólon e Reto, proferidas com o consenso dos 160 pesquisadores de 32 países presentes ao International Conference on Diet and Prevention of Cancer em 28 de maio de 1999 em Tampere/Finlândia.

FRUTAS
400g a 800g por dia
AÇUCAR REFINADO
Limitar o consumo
SAL
Limitar o consumo a 6g/dia
PESO
Obesidade e baixo peso representam risco.
Mantenha o IMC entre 18,5 e 25, nunca fique 5Kg a mais ou a menos do seu peso ideal
ÁLCOOL
Deve ser drasticamente eliminado, exceção feita ao vinho tinto na dose máxima de 250 ml/dia
FUMO
É proibido. Aumenta em 60% a incidência de câncer
EXERCÍCIOS
Diários, durante 1 hora
CARNES
Restringir o consumo de carne vermelha a 80g/dia; consumir carne branca, de peixe e de frango
COCÇÃO
Dar preferência ao vapor e ao microondas, que cozinham com temperaturas inferiores a 200ºC
Temp. > 200º favorecem a formação de nitrosaminas, que são cancerígenas
GORDURA
Abolir: frituras, molhos e maionese
ÓLEO
Prefira o uso moderado de óleo de oliva
CARBOIDRATO

Arroz, macarrão, batata, feijão, pão, ao redor de 7 porções/dia
1/2 xícara de arroz = 1 porção
1 fatia de pão integral = 1 porção

TOMATE
É rico em Licopeno
5 porções/dia - previne o câncer da próstata
1/2 xícara = 1 porção
Excelente alimento funcional
SOJA
Feijão de soja é rico em cálcio, aminoácidos essenciais (é chamado de "carne vegetal") e fitoestrógenos. O consumo regular de soja melhora e previne os sintomas da menopausa, contribui para a normalização do metabolismo do cálcio e do colesterol.
Tem sido apontada (a soja) como de utilidade na prevenção da osteoporose.

O tomate e a soja são os alimentos funcionais atualmente mais pesquisados.

Imprima esta página Imprima esta página

|| PUBLICIDADE
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados - Fugesp | Desenvolvido pela CanalVirtual.com.br