Login:  Senha: 
 

DÚVIDAS FREQUENTES
VOLTAR
EDITORIAL
RISCOS PARA A SAÚDE DECORRENTES DA OBESIDADE
FATORES GENÉTICOS DA OBESIDADE
ALGUNS FATORES ENVOLVIDOS NA BIOQUÍMICA DA OBESIDADE
CURSO 99 - TEMA 1
IMAGEM DESTE NÚMERO
PERGUNTAS E RESPOSTAS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TIRE SUAS DÚVIDAS
SAIR (logoff)

 

Revista de Nutrição e Saúde - OBESIDADE
Jan/ Fev-1999

RISCOS PARA SAÚDE DECORRENTES DA OBESIDADE

A obesidade é, atualmente, a condição de maior risco à saúde do indivíduo supostamente sadio, porém obeso. Sendo obeso está sujeito a uma diversidade de doenças, com indiscutível desvantagem em relação aos indivíduos normais.

A OMS, conceitua saúde como sendo o bem estar bio-psico-social. Na componente biológica, encontra-se incluído o peso corporal.

É importante observar que a obesidade manifestada na infância já é risco importante, iniciando-se as alterações metabólicas muitas vezes nesta fase da vida.

De tal forma esse assunto é importante e atual, que as tabelas de normalidade de peso corporal/altura, que são um dos índices de obesidade, são cientificamente elaboradas por companhias de SEGURO-SAÚDE, como a Metropolitan Health Security dos Estados Unidos.

Diversos tipos de obesos existem, desde as formas discretas às moderadas e intensas.

Os obesos estão mais predispostos a doenças coronarianas, hipertensão arterial, cirrose hepática, calculose das vias biliares, aterosclerose, infarto do miocárdio, diabetes mellitus com suas consequências, às artrites e artroses, no mínimo agravadas pelo peso, à apnéia noturna, aos prejuízos de expansão torácica com insuficiência respiratória (síndrome de Pick Wick); há autores que incluem até o próprio câncer na lista de predisposições mórbidas, aspecto este ainda inconclusivo. De qualquer forma, no obeso, a morte é mais precoce, donde o interesse das companhias de seguro-saúde; por tudo quanto se disse, é fácil compreender que a obesidade favorece condições mórbidas prolongadas, que se configuram em doenças crônicas, com toda a carga de sofrimento que trazem.


OBESIDADE E DIABETES

Como já foi referido, a obesidade tem vínculos com diabetes, doença potencialmente grave que pode levar a infartos, gangrenas, catarata, calculose vesicular, cirrose hepática, neuropatia diabética, infecções e outras. Dada a extensão do assunto voltaremos a ele em outra publicação.


HIPERTENSÃO ARTERIAL

Não nos esqueçamos de que a hipertensão arterial é mais frequente nos obesos e - atente-se bem - que melhora ou se normaliza em muitos casos, com o tratamento da obesidade. No mínimo a pressão arterial se beneficia com a redução do peso, geralmente permitindo doses menores de medicamentos para o controle da hipertensão. Não menos importante são a redução do colesterol, do LDL, triglicérides entre os principais aspectos metabólicos. Lembremo-nos ainda de que a pressão arterial está associada a acidentes vasculares cerebrais, aos quais o povo denomina "derrame".

OBESIDADE É QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA

Já chamamos atenção sobre esse assunto, que a literatura médica vem enfatizando.

A prevalência da obesidade está se elevando, publicações recentes apontam 20% a mais de obesos nos E.E.U.U., quando compara-se a população atual com a da década anterior.

Responda às perguntas

1. Qual o conceito de saúde formulado pela OMS?

2. Por que se interessam pelo peso as companhias de SEGURO-SAÚDE?

3. Quais os principais riscos para a saúde a que a obesidade predispõe?

Imprima esta página Imprima esta página

|| PUBLICIDADE
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados - Fugesp | Desenvolvido pela CanalVirtual.com.br