Login:  Senha: 
 

DÚVIDAS FREQUENTES
VOLTAR
EDITORIAL
RISCOS PARA A SAÚDE DECORRENTES DA OBESIDADE
FATORES GENÉTICOS DA OBESIDADE
ALGUNS FATORES ENVOLVIDOS NA BIOQUÍMICA DA OBESIDADE
CURSO 99 - TEMA 1
IMAGEM DESTE NÚMERO
PERGUNTAS E RESPOSTAS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TIRE SUAS DÚVIDAS
SAIR (logoff)

 

Revista de Nutrição e Saúde - OBESIDADE
Jan/ Fev-1999

FATORES GENÉTICOS E OBESIDADE

A obesidade decorre, na maioria das vezes, de fatores genéticos.
A predisposição hereditária é favorecida pelo estilo de vida e tipo de alimentação.

As investigações de Heitmann, B. L. e colabs. (Am J Clin Nutrition, 66:672-8, 1977) elaboradas em 1571 gêmeos monozigóticos e em 3029 dizigóticos, caracterizam a importância da hereditariedade na obesidade, unicamente arrefecida, ou combatida, pelo estilo de vida, salientando-se a prática de exercícios e alimentação balanceada. Ainda a propósito de estudos em gêmeos, convém referir as pesquisas de Rönemaa - T. e colabs. (J. Clin Endocrinol Metab. 83:2792-9, 1998) que estudaram 23 gêmeos idênticos (9 masculinos e 14 femininos), subdivididos em dois subgrupos que diferiam entre si pelo peso, tendo um dos subgrupos 18kg a mais, em média, em relação ao seu correspondente. No grupo de obesos os parâmetros representados por colesterol, LDL e triglicérides mostraram-se 20% mais elevados, enquanto HDL estava 20% mais baixo. Outra referência importante é o estudo dos índios Pima, índios americanos do Arizona, que constituem uma raça de obesos. Norman A. A. e colabs., em publicações de 1997, relatam estudo de 874 indivíduos desta tribo e localizaram o fator genético no cromossoma 7.

O genoma humano, quanto à obesidade, vem sendo investigado, com expressão em diversos "loci" como 1p32-p22; descreve-se ainda o gen OB (obesidade) mapeado no cromossoma 7. Em termos percentuais, para saber-se em quanto a genética contribui por si só, as estimativas médias são da ordem de 50%.

Entre os estudos experimentais destacam-se as investigações nos ratos obesos e diabéticos da raça ZDF-"Zucker diabetic fatty". Esses animais tornam-se obesos e diabéticos.

IMPORTANTE

Nos ratos obesos diabéticos (ZDF), bem como humanos obesos predispostos ao diabetes há elevação dos valores séricos de insulina.

Responda às perguntas

4. Cite estudos que comprovam a importância da genética na gênese da obesidade.

5. O que acontece com os valores séricos da insulina nos ratos ZDF?

Imprima esta página Imprima esta página

|| PUBLICIDADE
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados - Fugesp | Desenvolvido pela CanalVirtual.com.br