Login:  Senha: 
 

DÚVIDAS FREQUENTES
VOLTAR
EDITORIAL
RISCOS PARA A SAÚDE DECORRENTES DA OBESIDADE
FATORES GENÉTICOS DA OBESIDADE
ALGUNS FATORES ENVOLVIDOS NA BIOQUÍMICA DA OBESIDADE
CURSO 99 - TEMA 1
IMAGEM DESTE NÚMERO
PERGUNTAS E RESPOSTAS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TIRE SUAS DÚVIDAS
SAIR (logoff)

 

Revista de Nutrição e Saúde - OBESIDADE
Jan/ Fev-1999

CURSO DE NUTRIÇÃO

Tema 1 - Conceito de peso normal, obesidade moderada e obesidade mórbida.

CONCEITO DE OBESIDADE

Parece fácil dizer-se pela inspecção (pelo que o povo denomina de "visual"), se um indivíduo é normal, gordinho ou magro. Em termos científicos, todavia, o conceito de obesidade é mais complicado. Não se despreza entretanto o valor da inspecção.

A gordura, corresponde aproximadamente a 15% do peso corporal, no indivíduo normal, com valores limítrofes compreendidos entre 10% a 19,5%. O conteúdo de gordura constitui a massa gorda ou massa lipídica, denominando-se massa magra ao restante das estruturas, especialmente músculos. A massa magra corresponde aproximadamente a 75% do peso corporal.

PESO NORMAL

  • Relação peso / altura
    É o mais utilizado pelas Companhias de Seguro de Vida - Metropolitan Life Insurance Company.
    Por esse método de avaliação devem ser consultadas as tabelas que foram formuladas em função de idade, sexo, estatura e peso. É do consenso médico que o peso normal de um indivíduo não pode estar acima de 20% do seu peso ideal.
  • Índice de massa corpórea - IMC
IMC
=
PESO
=
P
=
Kg
(estatura)2
A2
m2

Valores normais de IMC - sempre calculado por P tem valores médios
A2
de normalidade compreendidos entre 15 e 20. Acima de 24 já se declara excesso de peso, sendo obesa a pessoa com IMC > 30. Nos E.E.U.U. a partir de setembro de 1998 o ministério da saúde considera obeso IMC > 25.

MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA GORDURA CORPORAL

Além dos aspectos práticos já referidos, a gordura corporal pode ser avaliada pelos seguintes métodos:

  • Densitometria de gordura
    Obtida com o deslocamento de água ou gás, pela imersão do corpo. O valor da densidade apurada foi de 1060. O cálculo da porcentagem de gordura é obtido da seguinte forma:
% gordura
=
100
(5053
-
4614 )
@
15%
densidade
  • Medição da água corporal total Usando-se água marcada com isótopos de hidrogênio (água triciada) e supondo-se que a água no corpo é limitada à massa magra, a medida da gordura corporal é obtida com a diferença entre o peso corporal e o peso da massa magra (calculado através da captação radioativa dos isótopos). Os valores aferidos variam de 10% a 19,5% do peso.
  • Potássio corporal total Sabendo-se que o potássio encontra-se essencialmente na massa magra, utiliza-se o potássio 4²K (isótopo) e calcula-se o peso da massa magra. Assim, pela diferença dos dados obtidos, teremos a gordura corporal.
  • Captação de gases inertes lipossolúveis Este método utiliza constantes fixas para a solubilidade dos gases in vitro. Porém, a distribuição da gordura e suprimento sanguíneo pelo corpo não são uniformes e o tempo de aferição, longo demais, tornam este método pouco prático. De qualquer forma o limite superior de gordura para homens foi de 19% e para mulheres de 22%.

OBESIDADE MODERADA

Considera-se obesa a pessoa que ultrapassa em 20% seu peso ideal. O peso ideal, em função da estatura e sexo encontra-se registrado em tabelas reconhecidas cientificamente, como veremos adiante.

A obesidade moderada desenvolve-se na maioria das vezes sem que se definam doenças causadoras. É claro que existem doenças acompanhadas de obesidade, mas não são maioria.

Queremos dizer que a obesidade moderada cursa longas fases da vida com exames clínicos e laboratoriais normais, não permitindo outro diagnóstico senão o de obesidade.

ESPESSURA DA PREGA CUTÂNEA - SKIN-FOLD

A medida de pregas cutâneas é feita com o uso de paquímetros de precisão, sendo esse método muito utilizado. Baseia-se no conceito de que 50% de gordura corporal encontra-se no subcutâneo. A prega cutânea é apreendida pelos dedos indicador e polegar do examinador nas seguintes regiões: face média e posterior do braço (cobertura do tríceps); abaixo da escápula; acima da crista ilíaca; coxa. As mais empregadas são as pregas subcutâneas do tríceps e as situadas abaixo da escápula, sendo as medidas expressas em milímetros.

As tabelas do National Center for Health Statistics, dos Estados Unidos da América, fornecem as medidas da prega cutânea do tríceps, avaliadas em brancos e pretos, nos diversos grupos etários, obtidas em numerosa casuística. As referidas tabelas podem ser encontradas no compêndio Krause - Alimentos, Nutrição e Dietoterapia.

OBESIDADE MÓRBIDA

Quando a obesidade é evidente - "Os grandes obesos" - a morbidade e a mortalidade elevadas são constantes.

Nessas situações, os indivíduos ultrapassam francamente o IMC de 30, atingindo em média 50kg a mais de seu peso ideal.

A expressão obesidade mórbida deve-se a Payne e col. em publicação de 1963. Payne criou cirurgias para combater estas obesidades. Atitudes cirúrgicas estão mais voltadas atualmente para o estômago.

Dada a extensão do assunto, em futura publicação trataremos especificamente da obesidade mórbida (tema 6).

A figura que constitui a "imagem" escolhida para este número é referente a uma paciente observada pelo Dr. Antonio A. Laudanna (fig.)

Responda às perguntas

9. Quais os tipos de obesidade que você conhece?

10. O que é IMC e como se calcula?

Imprima esta página Imprima esta página

|| PUBLICIDADE
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados - Fugesp | Desenvolvido pela CanalVirtual.com.br