Login:  Senha: 
 

DÚVIDAS FREQUENTES
VOLTAR
EDITORIAL
ESTRESSE OXIDADIVO
ANTIOXIDANTES
VITAMINA C
CURSO 99 - TEMA 4
IMAGEM DESTE NÚMERO
PERGUNTAS E RESPOSTAS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TIRE SUAS DÚVIDAS
SAIR (logoff)

 

Revista de Nutrição e Saúde - RADICAIS LIVRES
Jul/Ago-1999

ANTIOXIDANTES

Dra. Claudia P.M.S. Oliveira
Médica pesquisadora da Disciplina de Gastroenterologia da FMUSP

Os antioxidantes são substâncias capazes de retardar ou inibir a oxidação do substrato. Podem agir bloqueando a formação dos radicais livres (RL) ou interagindo com estes, tornando-os inativos.

Antioxidante - " free radical scavenger "- pode ser assim definido: qualquer substância capaz de doar elétrons para o radical livre, inativando-o, tornando-o um composto eletricamente estável.

Os antioxidantes endógenos podem ser divididos em 4 categorias básicas: 1) antioxidantes enzimáticos; 2) antioxidantes solúveis; 3) antioxidantes nutricionais; 4) seqüestradores de metais de transição.

Os antioxidantes enzimáticos são a primeira linha de defesa contra espécies reativas ou radicais livres de oxigênio. As principais enzimas antioxidantes são: as superóxido dismutases (SOD); as catalases; e a glutationa peroxidase (GSH-Px).

SOD se localiza no citosol (Cu-ZnSOD) e na mitocôndria (Mn-SOD), e catalisa a conversão do radical superóxido (O2-.) em peróxido de hidrogênio (H2O2).

As catalases se encontram predominantemente nos peroxissomos e catalisam a conversão do H2O2 em água (H2O).

A glutationa peroxidase (GSH-Px) é uma enzima que contém selênio no seu sítio ativo, necessitando de selênio proveniente da dieta para exercer sua atividade antioxidante. Encontra-se tanto no citosol, como na mitocôndria e no meio extracelular, e sua ação é converter o H2O2 em água e hidroperóxidos em álcoois estáveis.

Os antioxidantes solúveis encontram-se no sangue circulante ou nos fluidos intersticiais. Podem agir neutralizando diretamente os radicais livres ou através da participação de sistemas enzimáticos. Os principais são: glutationa, ácido úrico, albumina, haptoglobina e hemopexina.

Antioxidantes Nutricionais

Os antioxidantes denominados nutricionais são aqueles também encontrados em frutas e vegetais, como a ácido ascórbico (vitamina C), alfa-tocoferol (vitamina E) e o betacaroteno (vitamina A).

A vitamina C é uma vitamina hidrofílica que pode funcionar como neutralizador de espécies reativas de oxigênio. Contudo, na presença de íons de metais de transição como o ferro e cobre, o ascorbato pode se tornar um agente pró-oxidante causando intensa peroxidação lipídica. Como antioxidante, a vitamina C seqüestra oxidantes neutrofílicos, radical hidroxila (OH.), H2O2 e ácido hipocloroso.

A vitamina E encontra-se localizada tanto na membrana celular como nas lipoproteínas circulantes. Bloqueia a peroxidação lipídica por remover radicais peroxil. Remove também radical superóxido, hidroxil e "singlet oxigênio".

O betacaroteno constitui a maior fonte de vitamina A e funciona como antioxidante por inibir a oxidação da fosfatidilcolina e impedir a peroxidação lipídica.

E finalmente, aqueles que exercem ação antioxidante por meio do seqüestro de metais de transição como ferro e cobre, que são substâncias sabidamente pró-oxidantes. Os principais seqüestradores de metais são: transferrina, lactoferrina, ferritina, albumina e ceruloplasmina.

Além dos antioxidantes endógenos, existem os antioxidantes provenientes da natureza, principalmente aqueles provenientes da dieta e aqueles elaborados sinteticamente.

Os antioxidantes sintéticos mais conhecidos são: acetilcisteína, coenzima Q, flavonóides, alopurinol, SOD, probucol, vitamina C e E, betacaroteno, selênio e zinco, entre outros.

Responda às perguntas

5) O que são antioxidantes?

6) Dê ex. de antioxidantes enzimaticos.

7) Quais são os principais antioxidantes nutricionais?

Imprima esta página Imprima esta página

|| PUBLICIDADE
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados - Fugesp | Desenvolvido pela CanalVirtual.com.br