Login:  Senha: 
 

DÚVIDAS FREQUENTES
VOLTAR
EDITORIAL
ESTRESSE OXIDADIVO
ANTIOXIDANTES
VITAMINA C
CURSO 99 - TEMA 4
IMAGEM DESTE NÚMERO
PERGUNTAS E RESPOSTAS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TIRE SUAS DÚVIDAS
SAIR (logoff)

 

Revista de Nutrição e Saúde - RADICAIS LIVRES
Jul/Ago-1999

VITAMINA C

A vitamina C tem imensa importância biológica, sendo conhecida desde o término do século XV. Na histórica viagem de Vasco da Gama ocorrida em 1497, época em que contornou o Cabo da Boa Esperança, de cento e sessenta embarcados, 100 morreram de escorbuto.

Vitamina C na História da Ética Médica

Em 1747, o médico inglês James Lind comparou, em experiência medicamente muito criticável, durante viagem marítima, o que sucedia com doentes de escorbuto que temperavam seus alimentos com vinagre comum e aqueles que recebiam frutas cítricas. Houve espetacular recuperação dos marujos tratados com frutas cítricas, enquanto se agravava o terrível escorbuto no grupo de comparação.

Escorbuto

As formas graves de déficit de vitamina C no adulto constituem hoje raridade, podendo ocorrer em alcoólatras, doentes mentais, presos e também em abstenções nutricionais visando a emagrecimentos, restrições alimentares mal conduzidas, que são diferentes de regimes para perda de peso feitos com orientação médico-dietética. A grande deficiência de vitamina C, quando em sua plenitude, constitui o escorbuto. Entre os principais sintomas e sinais do escorbuto, devem ser citadas as alterações cutâneas, hemorrágicas, osteo-articulares, anêmicas, crâneo-encefálicas e do próprio coração.

Cutâneas

Hiperqueratose folicular, especialmente nas nádegas e face posterior da coxa, sufusões hemorrágicas superficiais pela fragilidade capilar.

Sufusões hemorrágicas

Ocorrem na pele, nas mucosas, na gengiva, aparelho digestivo, e em qualquer outra área do corpo. Fragilidade capilar e extravasamento de sangue estão presentes em músculos e articulações (hemartroses).

Anemia

Ocorre anemia, devendo-se assinalar que a vitamina C participa dos mecanismos de absorção do ferro. No escorbuto infantil o quadro é inicialmente inespecífico, representado por irritabilidade, perda de apetite e perda de peso. Há prejuízo importante de osteogênese, alargamento das cartilagens de conjugação, alterações essas detectáveis ao raio X, cujas imagens devem ser diferenciadas do raquitismo.

ESTRUTURA QUÍMICA - AÇÃO OXIDANTE
IMPORTÂNCIA DA VITAMINA C

O ácido ascórbico é vitamina C, e passou a ser identificado quimicamente a partir de 1928. Reproduzimos abaixo as fórmulas do ácido L-ascórbico e do ácido deidro-ascórbico.

Ação antioxidante

A vitamina C tem importante ação anti-oxidante protegendo o organismo do estresse oxidativo, "conflito" máximo de ação deletéria dos radicais livres. Para adequada compreensão reporte-se, caro leitor, aos artigos da Dra. Cláudia de Souza Oliveira neste mesmo número da revista.

Linus Pauling

Linus Pauling, prêmio Nobel de Química em 1954 insistiu na importância da vitamina C no sistema imunológico, inclusive em relação à "vigilância imunológica" contra tumores, expressão abrangente de assunto relevante e complexo. O renomado Linus Pauling recomendava altas doses de vitamina C (4 a 8 g/dia), tal a sua convicção a respeito do que acima comentávamos que ele mesmo fazia uso de vitamina C em altas doses. No que diz respeito ao papel da vitamina C no sistema de defesa orgânica, é de se registrar que o leucócito apresenta elevada concentração de vitamina C, superior àquela do plasma. Plaquetas, hipófise, corpo lúteo, leucócitos e retina são ricos em vitamina C.

Outras funções da vitamina C

Além da ação antioxidante já comentada, a vitamina C é co-fator da hidroxilase proto-colágena, enzima responsável pela hidroxilação dos radicais propil e lisil, resíduos de "peptídeos nascentes" no tecido conjuntivo. A vitamina C pode estar envolvida no metabolismo da tirosina, no metabolismo microssomal de drogas, na síntese de epinefrina e de antiinflamatórios esteróides da supra renal; está ligada ao metabolismo do ácido fólico e às funções dos leucócitos.

Recomendações e doses:

10 mg/dia previne contra o escorbuto
60 mg/dia dose de suplementação suficiente
1,5 g reserva "pool" de vit. C no adulto
30 - 300 mg doses adicionais recomendadas para mulheres em aleitamento
18-22 mg concentração de vit. C em 600 - 700 ml de leite materno
100 mg/dia dose adicional recomendada para prematuros na primeira semana de vida, a fim de protegê-los da possível tirosinemia

Tolerância

Elevadas doses de vitamina C são consideradas não tóxicas. O médico deve estar avisado a não exceder doses em portadores de calculose renal por oxalato de cálcio, pois poderia haver produção excessiva de oxalatos.

A vitamina C é importante e necessária à absorção do ferro.

Não há porque exceder doses em pessoas que possam estar sujeitas à maior absorção de ferro, como na hemosiderose e hemocromatose.

Doses excessivas, teoricamente, poderiam, por mecanismo químico de redução, interferir com as reservas de vitamina B12.

Excedentes de vitamina C são eliminados pela via urinária.

Fontes naturais

A vitamina C é hidrossolúvel e termolábil, donde a importância das frutas para adequada reposição. Está presente em frutas e folhas diversas, salientando-se boa concentração em cítricos. Veja a imagem deste número.

Responda às perguntas:

8) Qual o quadro clínico do escorbuto infantil?

9) Quais as principais ações da vitamina C que você conhece?

10) Qual a dose média de vitamina C recomendável para uso diário?

11) Em indivíduo portador de calculose renal por oxalato de cálcio estão indicadas doses altas de vitamina C?

Imprima esta página Imprima esta página

|| PUBLICIDADE
 
 
 
 
  Todos os direitos reservados - Fugesp | Desenvolvido pela CanalVirtual.com.br